Os Romeiros de Vila Boim voltaram, esta terça-feira, a cumprir o trajecto entre a freguesia do concelho e o Parque da Piedade por ocasião da romaria do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

A comitiva, composta por pessoas e animais da Associação dos Romeiros de Vila Boim e da Associação Romeiros de Esperança, percorreu vários quilómetros e, ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, não passou pelo centro histórico da cidade, incluindo no percurso, desta vez, a rotunda do bombeiro no sentido de poupar o esforço dos animais na subida do Viaduto.

A cada 20 de Setembro os Romeiros deslocam-se para Elvas de carroça puxada a cavalo, mula ou burro (os chamados churriões). Os animais vão enfeitados e a maioria das carroças, para servir de abrigo onde se possa pernoitar, têm um toldo, cortinas e mantas alentejanas.

Na frente da romaria vai a carroça que leva o estandarte dos Romeiros de Vila Boim, seguem-se as outras carroças e diversos cavaleiros. A meio do percurso, junto ao Varchotel, os romeiros fizeram uma paragem para comerem as suas merendas e para os animais descansarem.

Esta tradição foi revitalizada em 2006 pelos Romeiros de Vila Boim.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Caloiros praxados no regresso às aulas

Se, para uns, o regresso às aulas é voltar à rotina antes das férias para outros alunos é …