Os Romeiros de Vila Boim voltaram, esta terça-feira, a cumprir o trajecto entre a freguesia do concelho e o Parque da Piedade por ocasião da romaria do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.
A comitiva, composta por pessoas e animais da Associação dos Romeiros de Vila Boim e da Associação Romeiros de Esperança, percorreu vários quilómetros e, ao contrário do que sucedeu em anos anteriores, não passou pelo centro histórico da cidade, incluindo no percurso, desta vez, a rotunda do bombeiro no sentido de poupar o esforço dos animais na subida do Viaduto.
A cada 20 de Setembro os Romeiros deslocam-se para Elvas de carroça puxada a cavalo, mula ou burro (os chamados churriões). Os animais vão enfeitados e a maioria das carroças, para servir de abrigo onde se possa pernoitar, têm um toldo, cortinas e mantas alentejanas.
Na frente da romaria vai a carroça que leva o estandarte dos Romeiros de Vila Boim, seguem-se as outras carroças e diversos cavaleiros. A meio do percurso, junto ao Varchotel, os romeiros fizeram uma paragem para comerem as suas merendas e para os animais descansarem.
Esta tradição foi revitalizada em 2006 pelos Romeiros de Vila Boim.