Sopas de tomate com figos e enchidos confortaram o estômago dos Romeiros de Vila Boim e seus convidados ao almoço do dia de Pendões.

Depois do trajecto em carroça ou a cavalo de Vila Boim até à cidade de Elvas, os Romeiros, acampados no seu espaço no recinto da feira de São Mateus, deliciaram-se com as suas merendas caseiras, compostas por azeitonas, pão do ganhão, enchidos e queijos feitos à moda antiga, sem qualquer crivo de grande superfície comercial. Mas isto eram os aperitivos pois os mestres Chico Lourenço, Ticas, Rocha e Zé Cabaceira prepararam as sopas de tomate com ovo escalfado e, com a ajuda de Casimiro Cuco deliciaram as dezenas de comensais ávidos de um bom repasto campero bem junto aos muares que descansavam no acarro das árvores.

O repasto serviu de preparo para o desfile que antecede a Procissão dos Pendões onde Romeiros de Vila Boim e da localidade de Esperança, Arronches, mostram, em especial à geração mais nova, a forma alegre e simples como se festejava a maior romaria do Alentejo em tempos que já lá vão.

Com estas gentes, a tradição ainda é o que era!

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por João Alves e Almeida
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Combustíveis: gasolina deverá descer e gasóleo subir

Combustíveis: gasolina deverá descer e gasóleo subir …