A cerimónia de assinatura do termo de aceitação da promoção a subintendente do comissário Joaquim Pimenta teve lugar na manhã de segunda-feira, dia 19 de Setembro, no Salão Nobre do Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Na ocasião, o comandante distrital, superintendente Manuel Carrilho, desejou, em nome de todos os polícias e pessoal técnico de apoio à actividade operacional de Portalegre e Elvas, “as maiores felicidades pessoais e profissionais” ao subintendente Joaquim Pimenta.

Joaquim Pimenta foi alistado na PSP em 17 de Novembro de 1987, terminando com aproveitamento, em 16 de Agosto do ano seguinte, o Curso de Formação de Guardas, hoje Curso de Formação de Agentes, na Escola Prática de Polícia.

Desempenhou funções, como Guarda de 2.ª classe, no então denominado Comando Distrital de Lisboa e também no Corpo de Intervenção. Em 1 de Janeiro de 1992 foi promovido a 2.º subchefe e em 1 de Janeiro de 2005 a 1.º subchefe. Em 19 de Julho de 1997, depois de concluir com aproveitamento o Curso de Promoção a Chefe de Esquadra na Escola Superior de Polícia, hoje Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, ingressou na carreira de oficial de polícia.

Entre Junho de 1992 e Maio de 1998 desempenhou funções no Comando Distrital de Setúbal. Já com o posto de subcomissário, desempenhou funções no Comando Regional da Madeira e, posteriormente, a partir de 1 de Julho de 2000, no Comando Distrital de Portalegre, onde permanece até à data. Em Dezembro de 2013 foi promovido a comissário, categoria que manteve até segunda-feira, 19 de Setembro, dia em que foi promovido a subintendente.

Joaquim Pimenta desempenhou várias funções ao longo da sua carreira, tanto de natureza operacional como administrativa. Entre estas, destacam-se as de patrulheiro, graduado de serviço, comandante de Esquadra de Investigação Criminal, chefe de Núcleo e formador, não só em Portugal, como também em Moçambique e Cabo Verde.

Actualmente desempenha as funções de chefe da Área Administrativa do Comando Distrital de Portalegre.

O subintendente Pimenta é licenciado em História e possui o grau de mestre em Formação de Adultos e Desenvolvimento Local.

Frequentou também inúmeras acções de formação de carácter profissional e possui diversos louvores e condecorações.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Fotografias de Sérgio Conceição em destaque na National Geographic

A National Geographic voltou a publicar mais imagens captadas pela objectiva do fotógrafo …