Jessie J, Dino D’Santiago, Gabriel O Pensador, Miguel Araújo e convidados, St. Lundi, Amor Electro ou The Jesus and Mary Chain são alguns dos artistas do Festival do Crato deste ano, que arranca na terça-feira.

Promovido pela Câmara de Crato, o festival decorre até sábado, no centro da vila, e em paralelo com a 36.ª Feira de Artesanato e Gastronomia, após dois anos de sucessivos adiamentos devido à pandemia de Covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara, Joaquim Diogo, lembrou as dificuldades sofridas por todo o sector cultural e musical nestes dois anos, apesar das “iniciativas que os municípios foram fazendo para apoiar os artistas, principalmente os portugueses”.

“Mas, agora, este regresso está a ser vivido com muita intensidade, é quase como se estivéssemos a fazer o primeiro Festival do Crato. É um sentimento muito próprio de saudade desta azáfama, destes dias que vivemos e de muita expectativa pelo que vamos oferecer este ano”, acrescentou.

O cartaz é “eclético e dirigido a todas as gerações”, referiu a organização, em comunicado, garantia complementada pelo autarca: “É para festivaleiros dos 8 aos 80”.

Na terça-feira vão subir ao palco principal Maninho, Nenny e Paula Fernandes, enquanto no dia seguinte é a vez de actuarem Dino D’Santiago, Dillaz e Gabriel O Pensador, que está este ano a comemorar 25 anos de carreira e vai ter Carlão como convidado especial.

Para quinta-feira as propostas são os The Happy Mess, Barbara Tinoco, que vai subir ao palco acompanhada das suas convidadas Carolina de Deus e Nena, e ainda Miguel Araújo, num concerto “preparado especialmente” para o Festival do Crato e no qual conta com três convidados: os músicos António Zambujo e Ana Bacalhau e o actor César Mourão.

Os britânicos St. Lundi e Jessie J, que regressa a Portugal cerca de um mês e meio após a sua actuação no festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, assim como Matias Damásio são os artistas que vão dominar o palco na sexta-feira.

O último dia de concertos, no sábado, está reservado para Chico da Tina, Amor Electro e The Jesus and Mary Chain.

Além dos espectáculos no palco principal, o público vai poder desfrutar dos ‘Before-Hours’, das 20 às 22 horas, uma das novidades desta edição, com o DJ Luís Sousa, e dos ‘After-Hours’, com a actuação de DJ, durante a madrugada, com destaque para a dupla israelita Vini Vici.

Paralelamente aos espectáculos no recinto do Festival do Crato, a Feira de Artesanato e Gastronomia inclui um outro palco, com concertos diários de “raiz tradicional, infantil e cultural”.

“Este ano, contamos com cerca de 50 stands de artesanato, com cerca de 30 artesãos a trabalhar ao vivo, e mais de 30 tasquinhas e ainda um restaurante”, indicou o presidente da Câmara.

A organização espera, até sábado, “cerca de 125 mil a 150 mil visitantes”, no conjunto do festival, com entradas pagas, e da feira, com entradas gratuitas, acrescentou Joaquim Diogo.

O festival disponibiliza ainda uma zona de acampamento, a cerca de 400 metros do recinto.

RRL (HYT) // TDI
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

UCC do Crato promove literacia em saúde no 1º ciclo 

No decorrer do mês de janeiro, a UCC do Crato, promoveu sessões de educação para a saúde n…