O Europe Championship de râguebi vai ser alargado para oito equipas já em 2023, disse hoje à Lusa o presidente da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR), após inclusão de Alemanha, Polónia e Bélgica na competição.
Os três países juntam-se a Portugal, Geórgia, Roménia, Espanha e Países Baixos, passando a prova, que foi anteriormente designada por torneio das Seis Nações B, a contar com oito participantes, uma vez que a Rússia, desclassificada em 2022 após a invasão militar à Ucrânia, continua excluída da competição.
“A ideia é alargar para aumentar a competitividade em mais países. E dar um sinal também aos países do torneio das Seis Nações, para um eventual alargamento no futuro”, explicou Carlos Amado da Silva, que integra também o Conselho de Administração da Rugby Europe.
O torneio continuará, no entanto, a ser disputado em cinco datas nos meses de fevereiro e março, o que implica uma “alteração de modelo competitivo”, passando a disputar-se em dois grupos de quatro seleções, com meias-finais e final.
O alinhamento dos grupos será feito “de acordo com o ‘raking’ mundial”, pelo que, em 2023, Portugal deverá disputar “o Grupo B com Roménia, Holanda e Bélgica”.
O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu da modalidade, com exceção do torneio das Seis Nações, sendo o vencedor designado anualmente como Campeão da Europa.
Portugal sagrou-se vencedor em 2004, num torneio que tem sido, nos últimos anos, dominado pela Geórgia, que em 2022 venceu pela quinta vez consecutiva, somando o 11.º título nos últimos 12 anos, interrompidos apenas pela Roménia, em 2017.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brig…