Orçamento Erasmus+ quase duplicou no interior e ilhas

O orçamento global do programa Erasmus+ quase duplicou em relação ao ciclo anterior, com destaque para as ilhas e para jovens do interior e com menos oportunidades, informou hoje a Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade (CES).
Os valores aprovados para 2021/22 dos programas Erasmus+ e CES atingem os 17,2 milhões de euros, diz a Agência num comunicado hoje divulgado, por ocasião do Dia Internacional da Juventude, que hoje se assinala.
Segundo os dados apresentados no comunicado, do orçamento global 7,5% foram aprovados nas ilhas, 17% dos programas abrangem jovens e instituições do interior, e os jovens com menos oportunidades são destinatários de metade deste investimento.
“Até ao momento há 12.111 participantes nos programas Erasmus+ e CES”, refere o comunicado.
O Dia Internacional da Juventude, com origem em Portugal, tem foco na educação e consciencialização dos jovens sobre a responsabilidade que assumem como representantes do futuro do planeta.
Foi criado através da resolução 54/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas, em 1999, como resultado da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, reunida em Lisboa.
A data é assinalada com a apresentação, em Ponte de Sor, de um “roadshow” informativo que percorrerá o país até dezembro, encerrando no Dia Internacional do Voluntariado, a 05 de dezembro.
A iniciativa destina-se a divulgar a Agência e as oportunidades no âmbito dos programas Erasmus + e CES “de uma forma descentralizada e alargada, chegando ao maior número de jovens em todo o país”, e vai passar pelos 18 distritos do continente e regiões autónomas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…