O antigo diretor do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, em Évora, António Miguel Alegria, que ocupou o cargo durante cerca de 10 anos, morreu hoje, aos 64 anos, informou o espaço museológico.
Segundo o museu, António Miguel Alegria, que pertencia ao quadro de pessoal da instituição alentejana, encontrava-se ausente há vários meses, devido a doença prolongada.
Licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa, em 1990, iniciou o seu percurso no Museu de Évora como guarda, em outubro de 1987, e alcançou o cargo de diretor, em regime de substituição, em 2011, no qual permaneceu até março de 2021.
Nascido em Évora, no dia 08 de abril de 1958, António Miguel Alegria concluiu a parte letiva do Mestrado em Museologia e Património na Universidade Nova de Lisboa.
“Sempre se interessou, particularmente, pelo domínio da arqueologia, participando, por exemplo, na escavação do Cromeleque dos Almendres, em 1986, e sendo responsável durante largos anos por essa área no museu”, recorda a instituição.
Contactada pela agência Lusa, a atual diretora do Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, Sandra Leandro, considerou que este “é um dia muito triste para o museu”, pois “perdeu uma pessoa que deu bastante à instituição”.
António Miguel Alegria teve “um percurso muito invulgar”, uma vez que “entrou como guarda do museu e chegou a diretor”, o que também “manifesta o muito que gostava” da instituição, afirmou.
A missa de exéquias está marcada para sábado, às 12:00, seguindo-se o cortejo fúnebre para Elvas.
A promoção do espaço museológico de Évora a museu nacional e a mudança da sua designação para Museu Frei Manuel do Cenáculo foi aprovada, a 23 de fevereiro de 2017.
Instalado no antigo Paço Episcopal, junto à Sé e ao Templo Romano, tem um acervo de cerca de 20 mil peças de pintura, escultura e arqueologia, possuindo ainda azulejaria, ourivesaria, paramentaria, mobiliário, cerâmica, numismática e naturália (objetos curiosos da natureza).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Gavião dá mais um passo na implementação do “Transporte a Pedido”

O Município de Gavião, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CI…