Oitenta e uma viaturas de combate a incêndios que os bombeiros vão receber até 2024 serão distribuídas por todo o continente e custarão 12,6 milhões de euros, anunciou hoje o Governo.
O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a autorização de despesa para a aquisição faseada destes veículos, no âmbito do Programa Mais Floresta, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência.
A verba permite a compra de 59 Veículos Florestais de Combate a Incêndios (VFCI) e de 22 Veículos Tanque Táticos Florestais (VTTF), o que “representa a maior distribuição de veículos para resposta a incêndios rurais desde 1980”, segundo uma nota do Ministério da Administração Interna.
O ministério explica que cada VFCI tem capacidade para 3.500 litros de água, enquanto os VTT transportam 9.000 litros, acrescentando que, “deste modo, será possível reforçar a capacidade de resposta operacional no combate aos incêndios rurais”.
Os critérios para a seleção dos corpos de bombeiros que vão beneficiar destes veículos, propostos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, foram previamente apresentados à Associação Nacional de Municípios Portugueses e à Liga dos Bombeiros Portugueses, adianta o Governo.
O MAI afirma que se trata de “critérios objetivos” que garantem que os veículos são alocados a corpos de bombeiros com real capacidade para os operacionalizar e garantindo a sua distribuição pelos territórios.
A lista de distribuição das viaturas contempla 14 VFCI e 12 VTTF para os corpos de bombeiros da área do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte; 22 VFCI e 03 VTTF para os Corpos de Bombeiros do Centro; 06 VFCI e 02 VTTF para Lisboa e Vale do Tejo; 13 VFCI e 05 VTTF (Veículo Tanque Táctico Florestal) para o Alentejo e 04 VFCI para o Algarve.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…