O consumo de energia eléctrica em Portugal subiu 7,2% em Julho em relação ao período homólogo, devido às temperaturas elevadas, tendo atingido, no dia 13, o valor mais elevado de sempre no Verão, segundo dados da REN.
Assim, de acordo com a informação divulgada pela REN – Redes Energéticas Nacionais, o “consumo de energia eléctrica em Portugal aumentou 7,2% no mês de Julho, face ao período homólogo, impulsionado pelas temperaturas acima dos valores normais que se fizeram sentir”.
Paralelamente, “no dia 13, uma quarta-feira, registou-se mesmo o consumo diário mais elevado de sempre em Portugal em período de Verão, 163,5 GWh [gigawatts-hora], ultrapassando o anterior máximo, registado em 2010”, destacou.
De acordo com os mesmos dados, “com correcção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis registou-se um crescimento homólogo mensal de 4,9%”, indicou a REN.
De acordo com a empresa, “nos primeiros sete meses do ano, o consumo cresceu, face ao mesmo período do ano anterior, 3,5%, ou 3,3% com correcção da temperatura e dias úteis”.
Por sua vez, “o regime hidroeléctrico continua seco, com um índice de produtibilidade de 0,30 (média histórica de 1)”, indicou, mas alertando que este valor tem “pouco significado porque se trata de um período do ano em que as afluências são praticamente nulas”.
Já “o regime eólico ficou também abaixo dos valores médios, registando 0,88 (média histórica de 1), enquanto nas fotovoltaicas foi mais favorável com 1,08 (média histórica de 1)”.
Segundo a REN, “a produção renovável abasteceu 36% do consumo, a produção não renovável 35%, enquanto os restantes 29% corresponderam a energia importada”.
No período de “Janeiro a Julho o índice de produtibilidade hidroeléctrica registou 0,34 (média histórica de 1), o de produtibilidade eólica 0,94 e o de produtibilidade solar 1,10” sendo que “a produção renovável abasteceu 46% do consumo, repartida pela eólica com 24%, hidroeléctrica com 10%, biomassa com 7% e fotovoltaica com 5%”, tendo a produção a gás natural abastecido 32% do consumo e os restantes 22% corresponderam a energia importada.
Por sua vez, “o mercado de gás natural voltou a registar uma evolução mensal homóloga positiva, 5,4%, devido ao comportamento do segmento de produção de energia eléctrica que cresceu 38%”, mas “no segmento convencional mantém-se a tendência de quebra, com uma variação mensal homóloga negativa de 14,8%”.
Entre Janeiro e Julho, “o consumo de gás natural está praticamente em linha com o verificado no mesmo período do ano anterior, registando uma queda marginal de 0,3%, resultado de uma quebra de 21% no segmento convencional e de um crescimento de 47% no segmento de produção de energia eléctrica”, disse a REN.
A empresa recordou que o “aprovisionamento do sistema nacional” se mantém “quase integralmente a partir do terminal de GNL de Sines”.
ALYN // EA
Lusa
-
Se está a precisar abastecer, é melhor fazê-lo ainda hoje
Já é conhecida a previsão de variação do preço dos combustíveis para a próxima semana. … -
Elvas: “Apagão” deixa Villas Aqueduto e parte do Bairro Europa sem electricidade
Um “apagão” atingiu, na tarde de terça-feira, dia 28 de Outubro, a urbanização das Villas … -
Governo já apoiou em 3,7 ME agricultores afetados pelos incêndios de verão
Mais de seis mil agricultores dos concelhos afetados pelos incêndios de julho e agosto pas…
Carregar mais artigos relacionados
-
Futsal: Eléctrico arranca vitória histórica frente ao Sporting
O Eléctrico de Ponte de Sor conquistou sábado, dia 15 de Novembro, a sua primeira vitória … -
Prémio Literário Hugo Santos distingue obra de autor campomaiorense na Biblioteca João Dubraz
A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu hoje a sessão de entrega do Prémio Literário Hu… -
Mau tempo condiciona circulação em várias vias de Elvas
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Elvas informou que várias vias estão actualmente…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Mais de 125 mil acidentes e 379 mortos este ano nas estradas portuguesas
Os mais de 125.000 acidentes rodoviários registados este ano provocaram 379 mortos, segund… -
Prémio Literário Hugo Santos distingue obra de autor campomaiorense na Biblioteca João Dubraz
A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu hoje a sessão de entrega do Prémio Literário Hu… -
Mau tempo condiciona circulação em várias vias de Elvas
O Serviço Municipal de Protecção Civil de Elvas informou que várias vias estão actualmente…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Futsal: Eléctrico arranca vitória histórica frente ao Sporting
O Eléctrico de Ponte de Sor conquistou sábado, dia 15 de Novembro, a sua primeira vitória …