Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja até às 18:00 de segunda-feira, devido à persistência de valores muito elevados de temperatura máxima, segundo o IPMA.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os restantes distritos do continente estão sob aviso amarelo, à exceção do de Faro, o único que está hoje a verde.
Ainda segundo a mesma fonte, todo o continente estará hoje com índice ultravioleta muito elevado, pelo que aconselha cuidados como evitar uso de óculos de sol, chapéu e t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição de crianças ao sol.
O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado que requer atenção para as orientações da Proteção Civil, e o amarelo, o menos grave, é emitido sempre que existe um risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA já tinha alertado para uma subida acentuada de temperatura neste fim de semana, com valores que podem chegar aos 42º Celsius em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.
Devido ao tempo quente, mais de 100 concelhos localizados sobretudo no interior Norte e Centro, mas também no Alentejo e no Algarve apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se em risco máximo de incêndio no interior Norte e Centro do continente pelo menos até quarta-feira.
Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) lançou um aviso à população para o perigo de incêndios até segunda-feira, devido às temperaturas altas previstas e graus de humidade baixos, apelando para comportamentos preventivos.
Para hoje, o IPMA prevê no continente tempo quente com céu nublado ou limpo com subida da temperatura em especial no Norte e no Centro e enfraquecimento do vento no litoral
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Coimbra) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 30 (em Aveiro) e os 40 (em Évora e em castelo Branco).
-
No Carnaval prevê-se céu nublado e chuva fraca em Portugal continental
No período de Carnaval, entre sábado e terça-feira, prevê-se céu nublado e chuva fraca em … -
Apesar das nuvens no céu, chuva deverá dar tréguas
Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado nas regiões Centro e Sul até … -
Depois de um dia de tréguas, mau tempo está de volta
Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte até início da manhã, por vezes de granizo…
Carregar mais artigos relacionados
-
Fisioterapeuta Sara Vaz publica segundo artigo científico
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo congratulou-se com a publicação do segundo artig… -
O que os portugueses mais pesquisam online quando o amor está no ar?
Com a aproximação do Dia dos Namorados, celebrado a 14 de Fevereiro, o amor não se sente a… -
Elvas: Estrutura de sombreamento “sofre” com ventos fortes
A Câmara Municipal de Elvas está a retirar algumas das “velas” de sombreamento instaladas …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Alentejo: PSP detém duas mulheres por furto em supermercado
Duas mulheres, de nacionalidade estrangeira, foram detidas pela PSP por alegadamente terem… -
Grupos, foliões e comparsas animam primeiro corso do Carnaval Internacional de Elvas
O primeiro corso do XXVIII Carnaval Internacional de Elvas realiza-se hoje, sábado, com gr… -
Fisioterapeuta Sara Vaz publica segundo artigo científico
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo congratulou-se com a publicação do segundo artig…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Fisioterapeuta Sara Vaz publica segundo artigo científico
A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo congratulou-se com a publicação do segundo artig…