Portugal registou, entre 19 e 25 de julho, 29.277 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 72 mortes associadas à covid-19 e manteve a diminuição dos internamentos, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
Segundo o relatório epidemiológico semanal da DGS, publicado todas as sextas-feiras, houve no período em análise menos 6.324 infeções e menos 38 mortes face à semana precedente.
Quanto à ocupação hospitalar em Portugal continental por covid-19, a DGS passou a divulgar às sextas-feiras os dados dos internamentos referentes à segunda-feira anterior à publicação do relatório.
Com base nesse critério, o boletim indica que, na última segunda-feira, estavam internadas 833 pessoas, menos 196 do que no mesmo dia da semana anterior, com 54 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos cinco.
De acordo com o boletim da DGS, a incidência a sete dias estava, na segunda-feira, nos 284 casos por 100 mil habitantes, tendo registado uma diminuição de 18% em relação à semana anterior, mas o índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus subiu para os 0,86 (antes era 0,81).
Por regiões, Lisboa e Vale do Tejo registou 11.882 casos entre 19 e 25 de julho, menos 3.344 do que no período anterior, e 23 óbitos, menos 22.
A região Norte contabilizou 6.624 casos (menos 1.780) e 17 mortes (mais uma) e o Centro totalizou 4.424 infeções (menos 518) e 10 mortes (menos 13).
No Algarve foram registados 2.148 casos positivos (menos 445) e 10 óbitos (mais dois) e no Alentejo verificaram-se 1.532 infeções pelo SARS-CoV-2 (menos 212) e quatro mortes (menos nove).
Quanto às regiões autónomas, os Açores tiveram 1.652 novas infeções entre 19 e 25 de julho (mais 162) e uma morte (menos uma), enquanto a Madeira registou 1.015 casos (menos 187) e sete óbitos (mais quatro), de acordo com os dados da DGS.
Segundo o relatório, a faixa etária entre os 40 e os 49 anos foi a que apresentou maior número de casos a sete dias (4.692), seguindo-se a das pessoas entre os 50 e os 59 anos (4.534), enquanto as crianças até aos 9 anos foram o grupo com menos infeções (1.184) na semana em análise.
Dos internamentos totais, 319 foram de idosos com mais de 80 anos, seguindo-se a faixa etária dos 70 aos 79 anos (196) e dos 60 aos 69 anos (117).
A DGS contabilizou ainda nove internamentos no grupo etário das crianças até aos 9 anos, quatro dos 10 aos 19 anos, 27 dos 20 aos 29 anos, 19 dos 30 aos 39 anos, 28 dos 40 aos 49 anos e 59 dos 50 aos 59 anos.
O boletim refere também que, nestes sete dias, morreram 52 idosos com mais de 80 anos, 12 pessoas entre os 70 e os 79 anos, cinco entre os 60 e 69 anos, uma entre os 50 e os 59 anos e duas entre os 40 e os 49 anos.
Relativamente à vacinação contra a covid-19, o relatório contabiliza que 93% da população tem a vacinação completa, 66% dos elegíveis receberam a primeira dose de reforço e 61% dos idosos com 80 ou mais anos a segunda dose para reforçar a imunização contra o SARS-CoV-2.
A covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2.
-
IPP acolhe estudo pioneiro sobre transição energética Portugal-Espanha
O Politécnico de Portalegre acolhe o Professor Juan Cámara Aceituno, da Universidade de Ja… -
Futebol: Campo Maior também recebe Portugal – Espanha em sub-15
Dois dias depois de se defrontarem no Estádio Patalino, em Elvas, as selecções de sub-15 d… -
No Carnaval prevê-se céu nublado e chuva fraca em Portugal continental
No período de Carnaval, entre sábado e terça-feira, prevê-se céu nublado e chuva fraca em …
Carregar mais artigos relacionados
-
Sábado com temperaturas a rondarem os 20º graus
Céu pouco nublado ou limpo. Acentuado arrefecimento noturno. Formação de geada no interior… -
Loyzo suspende investimento no “O Elvas” SAD e Vincenzo Caci demite-se
O "O Elvas" SAD anunciou a suspensão imediata de novos investimentos por parte do grupo su… -
Campo Maior lança curso de Nadador-Salvador
O Município de Campo Maior anunciou, na sua página de Facebook, a realização de um Curso d…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA
Covid-19: Índice de transmissão do vírus sobe para os 1,12 em Portugal – INSA … -
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e Madeira
Covid-19: Transmissão do vírus baixa a nível nacional mas mantém-se elevado nos Açores e M… -
Covid-19: Portugal com cerca de 343 casos diários e descida do índice de transmissibilidade
Alentejo regista um valor médio de Rt de1,14. …
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Sábado com temperaturas a rondarem os 20º graus
Céu pouco nublado ou limpo. Acentuado arrefecimento noturno. Formação de geada no interior…