O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou hoje para uma subida acentuada de temperatura no próximo fim de semana, com valores que podem chegar aos 42º Celsius em regiões do interior no Norte, Centro e Alentejo.
Num comunicado, o IPMA salientou que a temperatura máxima sobe entre 2 a 4 graus Celsius (°C) já esta sexta-feira em todo o território do continente, com exceção da faixa costeira, onde não haverá variação. No sábado subirá entre 5 e 8°C em todo o litoral Norte e Centro e entre 2 e 4°C no restante território continental.
“Assim, no fim de semana, a temperatura máxima deverá atingir valores entre 40 e 42°C nas regiões mais interiores dos vales do Douro e do Tejo, no interior do Alentejo e em alguns locais do Interior Centro”, destacou o instituto.
No restante território, a temperatura máxima irá variar entre os 35 e os 40°C, exceto junto à faixa costeira, onde os valores oscilarão entre os 25 e 35°C, com as temperaturas mais baixas a ocorrerem no litoral Alentejano e na Costa Vicentina.
Também a temperatura mínima irá subir entre sábado e terça-feira, prevendo-se a ocorrência de noites tropicais, com valores mínimos superiores a 20°C, em grande parte do interior e do sotavento algarvio.
No interior Norte e Centro, o IPMA aponta a ocorrência de uma onda de calor desde sábado até, pelo menos, ao final da próxima semana, enquanto no litoral registar-se-á, a partir de segunda-feira, uma tendência de diminuição da temperatura máxima de 3 a 5°C.
Segundo o IPMA, esta subida de temperatura deve-se “ao posicionamento conjunto de uma região depressionária no sudoeste da Península Ibérica e de um anticiclone posicionado sobre os Açores e que se estende em crista em direção ao Golfo da Biscaia”, favorecendo um fluxo predominante do quadrante leste nas regiões Norte e Centro.
Anteriormente, o IPMA já tinha alertado que 14 distritos do continente português estarão sob aviso amarelo entre as 09:00 e as 18:00 de sábado devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima: Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.
O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: “Fado Luz” animou serão na Praça da República

O projecto musical “Fado Luz” subiu ao palco da Praça da República na noite de sábado, dia…