A Biblioteca Municipal de Estremoz, encerrada há mais de um ano, vai abrir hoje, na quinta-feira, às 10:00, em novas instalações, no antigo imóvel Luís Campos, no Largo General Graça.
Segundo o município, o reequipamento da biblioteca foi a “grande prioridade” do atual executivo camarário, de maioria socialista, “dadas as largas deficiências que foram detetadas” no inicio deste mandato, quando assumiu a governação da autarquia.
“Foram investidos mais 30 mil euros para além do previsto inicialmente, para que os estremocenses e demais leitores pudessem usufruir, com a qualidade que se exige, do vasto acervo bibliográfico que este equipamento municipal tem à sua guarda”, adiantou a autarquia.
Recorde-se que o edifício que vai acolher a biblioteca, após as obras de reabilitação, num investimento de 2,4 milhões de euros, foi inaugurado em julho de 2021, quando o município era gerido pelo Movimento Independente por Estremoz (MiETZ), tendo posteriormente o atual executivo camarário efetuado a aquisição do equipamento.
Esta intervenção, indicou a autarquia na altura, envolveu um investimento total, incluindo a aquisição do imóvel, de 2.429.810 euros, financiado à taxa de 85% por fundos comunitários.
A intervenção de reabilitação urbana decorreu ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do concelho.
Segundo o município, o “grande foco” do trabalho da equipa da biblioteca vai ser a “promoção do livro e leitura, junto do público infantojuvenil, de modo a criar apetência pela leitura e desenvolver capacidade criativa e interpretativa”.
A autarquia explicou que vão manter-se os serviços habituais de empréstimos de livros, disponibilização do acesso gratuito à internet, dos jornais diários nacionais e regionais e também de mediação cultural junto dos mais novos num espaço próprio para o efeito.
A biblioteca vai abrir diariamente das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:30, de segunda a sexta-feira.
Durante o período escolar, para apoio à comunidade educativa, vai estar aberta na hora de almoço, facilitando assim o empréstimo e entrega de livros, a realização dos trabalhos de casa ou a consulta de obras.
A nova “casa” da biblioteca é o edifício onde funcionou antigamente a loja e armazém Luís Campos, no Largo General Graça, no centro histórico da cidade de Estremoz.
A Biblioteca Municipal de Estremoz funcionava no edifício dos Paços do Concelho, no centro da cidade.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Campo Maior homenageia Combatentes

Campo Maior homenageia Combatentes …