Na quarta-feira foram batidos recordes de temperatura máxima em 13 estações meteorológicas do país, com o valor mais elevado registado na Lousã, com 46,3°C, segundo os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A informação disponibilizada pelo IPMA dá conta de 13 extremos de temperatura atingidos nas estações da Lousã, Ancião, Mirandela, Monção, Coimbra/Bencanta, Proença-a-Nova, Chaves, Moimenta da Beira, Bragança, Macedo Cavaleiros, Figueira da Foz, Carrazeda de Ansiães e Porto/PR.
De acordo com a observação nas estações da rede IPMA (consideradas 96 estações no continente), na quarta-feira, as temperaturas mais elevadas foram registadas na Lousã (46,3°C) e em Santarém (46,2°C – o valor mais elevado nesta estação até hoje foi 46,3°C, registado em agosto de 2018).
O dia 13 de julho foi o 5.º mais quente, tendo sido ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para este mês em 35 estações.
Em cinco estações foram registadas temperaturas máximas iguais ou superiores a 45°C e em cerca de metade do país foram registadas temperaturas máximas iguais ou acima dos 40°C.
Segundo o IPMA, ocorreram valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C em cerca de 90% do território e iguais ou superiores a 30°C em praticamente todo o território (exceto Cabo Carvoeiro, Sagres e Fóia).
Até hoje, o valor mais elevado da temperatura foi registado na Amareleja, com 47,3°C, a 01 de agosto de 2003.
Quanto à temperatura mínima do ar, no dia 13 foram registados valores iguais ou superiores a 25°C em 10 estações e iguais ou superiores a 20°C (noites tropicais) em cerca 75% das estações.
Segundo o IPMA, este mês, o valor mais alto da temperatura mínima foi 28,7°C, registado em Portalegre no dia 09.
O IPMA prevê uma descida gradual dos valores da temperatura a partir de hoje, ainda com a ocorrência de noites tropicais e dias quentes, muito quentes e excessivamente quentes até dia 17.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…