A Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD acusou a ministra da Agricultura de “faltar à palavra” para com os agricultores, no âmbito do apoio excepcional de crise, lamentando que não tenham sido liquidadas as ajudas.
“Este apoio não é nada mais, nada menos do que as ajudas que os agricultores têm direito, não são ajudas nacionais, são ajudas da Europa”, alertou a vice-presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do PSD, Fermelinda Carvalho.
A dirigente partidária, que falava aos jornalistas em conferência de imprensa, recordou que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, “entendeu estipular” um prazo para pagamento e que a antecipação dessas ajudas, nomeadamente em “50%”, seriam pagas até final de Maio.
“Essa data não foi cumprida, sem qualquer explicação. A própria ministra estipulou outra data, 30 de Junho, novamente voltou a não ser cumprida, faltou pela segunda vez à palavra dada”, disse.
O Ministério da Agricultura anunciou que os pagamentos no âmbito do apoio excepcional de crise já foram processados, sendo que os agricultores vão receber a totalidade das ajudas até terça-feira.
“Os pagamentos no âmbito do Apoio Excepcional de Crise já foram processados pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP)”, indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.
No total, deram entrada no IFAP 36.153 candidaturas e serão pagos 240 milhões de euros.
O pagamento será feito em duas parcelas e os agricultores vão receber a totalidade das ajudas até terça-feira, assegurou o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes.
“Não sabemos se vai ser ou não cumprido, de qualquer maneira houve aqui uma falta de palavra da ministra e do senhor primeiro-ministro, do Governo”, acusou Fermelinda Carvalho.
A dirigente social-democrata, também presidente do Município de Portalegre e presidente da Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre, acrescentou ainda que os agricultores “desesperam” pelo apoio excepcional de crise para fazer face aos compromissos assumidos junto dos fornecedores.

HYT // MLS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Estremoz: município destaca momentos da cidade captados em fotografia

Estremoz: município destaca momentos da cidade captados em fotografia …