Um projeto que visa a criação de um centro tecnológico de técnicas de construção civil de forma sustentável e de baixo impacto ambiental, está a começar a ser desenvolvido em Monforte, foi hoje revelado.
A criação do Centro Tecnológico de Técnicas de Construção Sustentável é coordenada pela Câmara de Monforte, com o apoio do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), do Fórum da Energia e Clima, do Instituto da Construção, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Direção-Geral do Património Cultural.
“Queremos um centro que permita estudar a forma da aplicação generalizada de técnicas de construção civil tradicional que têm menor pegada ecológica, menor emissão de gases com efeitos estufa e menor contributo para a pegada carbónica”, explicou à agência Lusa o presidente do IPP, Luís Loures.
Os responsáveis do projeto, que conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo), procuram agora encontrar linhas de financiamento para apresentar uma candidatura.
“A câmara [Monforte] apresentou a ideia à CCDR Alentejo e esta comissão achou que era muito relevante. Agora estamos a aguardar que apareça alguma linha de financiamento onde o projeto se enquadre para se fazer uma candidatura”, disse.
O centro poderá vir a surgir em Monforte num espaço que poderá ser reabilitado ou construído de raiz, embora o presidente do IPP defenda que o mesmo projeto deva surgir num edifício reabilitado.
“Eu acho que, até pela filosofia do centro, o que faz sentido é a reabilitação de um edifício [a definir pelo município] já com técnicas de construção tradicional, mas isso vai depender daquilo que for o aviso do concurso”, acrescentou.
Luís Loures disse ainda que o IPP, além do ‘know-how’, integra este projeto com a sua “validação técnico-científica”.
Para o IPP, este centro “vai ao encontro” de vários projetos de investigação que têm vindo a ser desenvolvidos na instituição de ensino nos últimos anos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Dadores de sangue fecham 2025 em Monforte

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brig…