A Câmara de Castelo de Vide vai atribuir na sexta-feira a medalha de ouro do município, a título póstumo, a Salgueiro Maia, e assinalar o 78.º aniversário de nascimento do capitão de Abril, foi hoje divulgado.
No mesmo dia, a autarquia vai ainda assinalar o 1.º aniversário da Casa da Cidadania Salgueiro Maia, espaço situado no castelo daquela vila e que acolhe o espólio do oficial que marcou a história do 25 de Abril de 1974.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, considerou que esta homenagem chega “atrasada”, tendo em consideração que esse reconhecimento “já deveria ter sido feito” há mais tempo.
“Estamos a cumprir com algo que já deveria ter sido entregue, mas é mais que justa, considerando que Salgueiro Maia é um símbolo nacional e um filho da terra, um orgulho para Castelo de Vide”, acrescentou.
De acordo com o município, as homenagens a Salgueiro Maia na sexta-feira têm início pelas 09:45, com uma romagem ao cemitério daquela vila alentejana, com deposição de flores na sepultura do oficial.
Pelas 10:00, está anunciada a cerimónia de hastear da bandeira no Parque 25 de Abril, colocação de flores junto ao busto de Salgueiro Maia, seguindo-se a atribuição da medalha de ouro do município, a título póstumo.
Após esta cerimónia, vai decorrer uma visita guiada por Alfredo Cunha à exposição “A liberdade passou por aqui” – parte 1.
Já pelas 11:00, na Casa da Cidadania Salgueiro Maia, está anunciada uma visita guiada à exposição “A liberdade passou por aqui” – parte 2, e a apresentação do projeto “Memorial dos antigos combatentes do concelho de Castelo de Vide”.
A Casa da Cidadania Salgueiro Maia, espaço evocativo do capitão de Abril, situado no castelo, património do Estado, resulta de um projeto do município e da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo).
O espaço, que até abril deste ano já tinha recebido mais de 12 mil visitantes, envolveu um investimento global de três milhões de euros, tendo sido inaugurado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Entre as peças que fazem parte do espólio figura o conhecido megafone com que, a 25 de Abril de 1974, no Largo do Carmo, em Lisboa, o então capitão intimou Marcelo Caetano a render-se.
O espaço museológico exibe também o uniforme e o “quico” militar que envergava nesse dia, entre outros uniformes, divisas, flâmulas, estandartes e pendões, insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares pertencentes a Salgueiro Maia.
Uma área com cartazes e fotografias e uma coleção de miniaturas de carros de combate, a especialidade do militar como oficial de Cavalaria e a sua grande paixão profissional, são outras das valências da Casa da Cidadania Salgueiro Maia.
Natural de Castelo de Vide, o capitão de Abril expressou duas vontades em testamento, as quais foram cumpridas: ser sepultado naquela vila, em campa rasa, e deixar o seu espólio ao município para que fosse objeto de musealização.
-
“Natal Encantado” levou magia e sorrisos às escolas do concelho de Monforte
No dia 16 de Dezembro de 2025, o CLDS 5G, Operação IUPI 5G Monforte (Integração: Unidos Pr… -
Festa de Natal dos trabalhadores do Município de Monforte reuniu cerca de 340 participantes
Organizada pela Associação Cultural, Desportiva e Social dos Trabalhadores do Município de… -
Elvas: Jantar de Natal do Município juntou trabalhadores e familiares
Cerca de 700 pessoas participaram sexta-feira, dia 19 de Dezembro, no tradicional jantar d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
Cão abandonado junto à Clínica Veterinária de Santo Onofre em Elvas
Um cão que aparenta ter traços da raça de Pitbull foi encontrado pelo moradores do Bairro … -
Câmara de Vila Viçosa quer investir 6ME na construção de variante rodoviária
A construção de uma variante rodoviária, num investimento de seis milhões de euros, é um d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…