A Câmara Municipal de Elvas realiza este sábado, dia 25 de Junho, a partir das 17 horas, uma cerimónia de homenagem a Carmen Balesteros.

O programa tem início na Casa da História Judaica e contempla uma visita às Judiarias de Elvas, seguindo-se, às 18 horas, a sessão de homenagem.

Encerra a iniciativa o espectáculo de música judaica-sefardita com o duo MILO, integrado no evento “A Música Encanta o Património”, a partir das 21,30h, também na Casa da História Judaica.

Carmen Balesteros (1961-2013) foi uma arqueóloga e historiadora portuguesa. Professora, investigadora e autarca, nasceu em Evoramonte, mas residiu e trabalhou durante a maior parte da sua vida em Évora.

A Universidade de Évora, a Escola Secundária Gabriel Pereira ou a Assembleia Municipal de Évora são apenas algumas das muitas instituições que contaram, ao longo dos anos, com o seu empenhado contributo.

Especialista em Estudos Judaicos, particularmente na área da localização das comunidades sefarditas em Portugal e na raia de Espanha, publicou diferentes estudos sobre a matéria em livros e revistas. Deu um importante contributo para o estudo da comunidade judaica de Elvas e para a concretização da fundação da Casa da História Judaica.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…