A União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão vai assinalar o Centenário de nascimento do poeta e ilustre cidadão nisense, José Gomes Correia, nascido em Nisa em 22 de Junho de 1922 e falecido em 2 de Julho de 1983.
Filho António de Oliveira Correia e de Joaquina Gomes Castanho, José Gomes Correia licenciou-se em Direito e em Nisa foi secretário judicial e professor no Externato D. Dinis. É dele o discurso de inauguração do Hospital da Misericórdia de Nisa, em Abril de 1960. Foi um dinâmico animador cultural, contribuindo para a criação do Rancho Típico das Cantarinhas de Nisa, em 1964, para o qual escreveu algumas “modas” e “marchas” e foi presidente da direcção da Banda Municipal de Nisa.
Em 1966 foi nomeado para o cargo de Delegado do Ministério Público junto do Tribunal de Trabalho de Lourenço Marques e mais tarde Conservador do Registo Civil de Inhambane, assumindo, também, as funções de Juiz, nas ausências ou inexistência do mesmo. Reformou-se como Conservador do Registo Civil e regressou a Portugal em 1976 já depois da Declaração de Independência daquela ex-colónia em 25 de Junho de 1975, indo residir em Santarém onde, após inscrição na Ordem dos Advogados, exerceu advocacia, mas, por pouco tempo, devido a problemas de saúde.
Como poeta escreveu dois livros “Sonhos que morrem, sombras que ficam” (1942) e “Seara do bem e do mal” (1963), no qual revela o seu grande amor à sua e nossa terra, às nossas gentes e ao Alentejo. O primeiro, há muito esgotado, tem agora uma 2a edição patrocinada pela União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão. José Gomes Correia colaborou em jornais e revistas de cultura, nomeadamente o “Correio de Nisa” e a revista “Estudos de Castelo Branco”, cidade onde estudou, entre outros.
A União de Freguesias do Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e S. Simão, concelho de Nisa, não quis deixar passar em claro esta data tão simbólica e vai assinalar no próximo sábado, dia 25 de Junho, com uma sessão de Evocação e Reconhecimento do Centenário do nascimento deste ilustre poeta e cidadão. A sessão decorrerá na sede da União de Freguesias e dela constará a leitura de poemas por antigos alunos do professor José Gomes Correia, a evocação do seu perfil social e humanista e o lançamento da 2a edição do livro “Sonhos que morrem, Sombras que ficam…”, há muito esgotado, seguindo-se o descerramento das placas toponímicas na rua da Urbanização das Amoreiras a que foi atribuído o nome deste poeta Nisense.
Este é, na opinião do presidente da União de Freguesias, João Malpique Rufino, “um modesto contributo e um justo reconhecimento pela memória do cidadão e do poeta e uma forma de lembrar às gerações actuais e vindouras, a sua inestimável contribuição para a cultura desta terra bordada de encantos.”
-
Cinco concelhos do distrito de Portalegre em perigo máximo de incêndio
Cerca de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Coimbra, Viseu, Portal… -
Cinco concelhos do distrito de Portalegre em risco máximo de incêndio
Vinte e nove concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Castelo Branc… -
Elvas: Complexo de Padel recebeu prova dos Jogos do Alto Alentejo
Uma semana após o cicloturismo, Elvas recebeu no sábado, 7 de Maio, a prova de padel da 20…
Carregar mais artigos relacionados
-
PJ detém homem e mulher suspeitos de falsificarem receitas médicas no Alentejo
Dois profissionais do sistema de saúde, um homem e uma mulher, foram detidos no Alentejo p… -
Festival de Flamenco e Fado de Badajoz com artistas portugueses e espanhóis
Lina, Rão Kyao, João Caetano, Fábia Rebordão e Camané, acompanhado por Mário Laginha, são … -
Desmantelada rede ilegal de comércio de folha de tabaco triturada
Desmantelada rede ilegal de comércio de folha de tabaco triturada …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estremoz: “Mercado do Lago” no sábado
A 11.ª edição da iniciativa “Mercado do Lago”, em Estremoz, dedicada ao artesanato urbano,… -
Seca: Ministra da Agricultura admite “maiores restrições ao uso” da água no sector
A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, admitiu terça-feira que o Governo pode av… -
Vila Viçosa: Concerto no sábado na Igreja dos Agostinhos
Um concerto vai decorrer no sábado, às 18,30h, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, r…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
PJ detém homem e mulher suspeitos de falsificarem receitas médicas no Alentejo
Dois profissionais do sistema de saúde, um homem e uma mulher, foram detidos no Alentejo p…