O serviço de urgência de Obstetrícia do hospital de Portalegre reabriu hoje de manhã e, durante as 51 horas em que esteve encerrado, não precisou de transferir grávidas para o hospital de Évora, revelou fonte hospitalar.
As urgências de Obstetrícia do Hospital Dr. José Maria Grande, integrado na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), estiveram encerradas desde as 5 horas de quarta-feira até às 8h de hoje, período em que só dispôs de um obstetra naquele serviço.
O porta-voz da ULSNA, Ilídio Pinto Cardoso, indicou à agência Lusa que, durante estas 51 horas, não foi necessário proceder à transferência de qualquer grávida para Évora.
Neste período foram atendidas sete grávidas no serviço de obstetrícia do hospital de Portalegre, que esteve a funcionar, apesar do fecho das urgências, segundo a mesma fonte.
“As grávidas vieram e entraram pela Urgência geral e foram directas para o serviço de Obstetrícia, onde foram vistas pela médica obstetra”, tendo realizado exames, sem se registarem problemas, disse.
O hospital de Portalegre conta habitualmente com um total de três obstetras e efectua, em média, cerca de 600 partos por ano.
Na terça-feira, após ter sido dado a conhecer que o serviço de Urgência iria estar encerrado, Ilídio Pinto Cardoso explicou que as grávidas que se dirigissem aos hospitais de Portalegre e Elvas e ao Serviço de Urgência Básico (SUB) de Ponte de Sor seriam encaminhadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) ou para a unidade hospitalar mais próxima.
Nos últimos dias sucederam-se encerramentos das urgências de ginecologia e obstetrícia um pouco por todo o país, por dificuldades em assegurar escalas.
Na segunda-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou um “plano de contingência” até Setembro para fazer face ao problema que se vive no sector.

HYT (MAD) // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…