O Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE), em parceria com os alunos do 1º ano da disciplina de Parasitologia e Doenças Parasitárias da licenciatura em Enfermagem Veterinária da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), vai promover o “Ciclo de Desparasitação”, onde irão ser apresentadas e desenvolvidas diferentes actividades, algumas das quais centradas na comunidade local.

Durante este período, os estudantes irão aplicar um pequeno questionário com o objectivo de avaliar os hábitos e conhecimentos dos tutores sobre parasitas e zoonoses, aproveitando o contacto para promover a sensibilização para uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia.

Ao longo do “Ciclo de Desparasitação” serão realizadas as seguintes iniciativas:

– Recolha de fezes de cães nas ruas de Elvas, dando continuidade ao estudo que tem sido desenvolvido pelos alunos do 1º ano de Enfermagem Veterinária. O objectivo deste estudo é avaliar a contaminação parasitária das fezes de cães recolhidas das ruas de Elvas. Após quatro anos de estudo, ainda é possível detectar um número exagerado de ruas conspurcadas de dejectos de cães. Em anos anteriores foram detectadas um número considerável de amostras com formas contaminantes de parasitas com potencial zoonótico, representando um perigo efectivo para a saúde animal e saúde pública.

– Aplicação de um questionário com o objectivo de avaliar os conhecimentos e hábitos, aproveitar o contacto para promover a sensibilização dos tutores para a prática de uma desparasitação responsável dos seus animais de companhia.

– Workshop para tutores, que incidirá sobre o tema da desparasitação responsável. Será apresentado por alunos e professores. Para além destas actividades voltadas para a comunidade, o “Ciclo da Desparasitação” contemplará um workshop para alunos sobre a “Detecção de microfilárias em amostras de sangue de cães” e as Tertúlias Elanco, que decorreram no dia 25 de Maio, no Auditório da ESAE.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alandroal: Festival “Fora da Casca” está de regresso

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, o Município de Alandroal …