A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou unidades ilegais de venda e transformação de produtos contrafeitos, no distrito de Portalegre, apreendendo artigos e equipamentos no valor de 135 mil euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a ASAE indicou que a operação, realizada através da Unidade Operacional de Évora desta autoridade, no âmbito de “uma longa investigação criminal”, inclui o cumprimento de quatro mandados de busca domiciliários e 12 não domiciliários.

Nove pessoas, já com “histórico reincidente” na prática deste tipo de crimes, foram constituídas arguidas e todos ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência (TIR), adiantou.

Segundo a ASAE, na operação foram apreendidos mais de 7.300 artigos contrafeitos, dois telemóveis, equipamento informático, quatro luzes anelares e outro material de luminosidade e estúdio, alegadamente utilizados para a realização de diretos nas redes sociais para a comercialização dos artigos contrafeitos.

“Foi ainda apreendida uma elevada quantidade de etiquetas, chapas metálicas e apliques, as quais eram utilizadas para transformação dos artigos em réplicas dos produtos comercializados por marcas de grande prestígio”, realçou.

No total, estimou esta autoridade, o valor do material apreendido é de cerca de 135 mil euros.

De acordo com a ASAE, os suspeitos publicitavam nas redes sociais os artigos falsificados, que, após a venda, “remetiam para vários locais de Portugal Continental, Regiões Autónomas e também para o estrangeiro”.

As encomendas eram enviadas através de transportadoras nacionais e internacionais e o pagamento era feito com recurso a meios digitais, acrescentou.

Esta operação, sublinhou a ASAE, foi realizada com “o intuito da proteção dos direitos do consumidor e de desmantelar circuitos de economia paralela e de introdução no mercado nacional e internacional de produtos contrafeitos”.

A ação contou com o apoio do Grupo de Intervenção de Ordem Pública da GNR.

SM // MCL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Borba: Área de Serviço para Autocaravanas em construção junto ao parque desportivo

BORBA: Área de Serviço para Autocaravanas em construção junto ao parque desportivo …