O combate aos incêndios no distrito de Portalegre conta, este ano, com menos equipas e elementos em relação a 2021, mas mantém o mesmo número de meios aéreos, revelou hoje o comandante distrital de Operações de Socorro.
Na fase mais ‘musculada’ de combate aos incêndios florestais, entre 01 de julho e 30 de setembro, o distrito de Portalegre vai contar com quatro meios aéreos, 101 equipas e 395 elementos, quando, em 2021, contava com o mesmo número de meios aéreos, 111 equipas e 441 elementos.
“O dispositivo, no seu todo, está menos ‘musculado’ do que em anos anteriores, essencialmente por força do número de elementos nos corpos de bombeiros, que é menor”, tal como “a sua disponibilidade”, disse Rui Conchinha, responsável pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre.
O responsável falava no decorrer de uma reunião da Comissão Distrital de Proteção Civil, em Portalegre, aberta aos jornalistas e na qual foi apresentado o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) no distrito.
Segundo o comandante, apesar da redução do número de equipas e de elementos, os dispositivos têm hoje “um cariz diferente, são mais elásticos”, para fazer face aos problemas que possam surgir.
O responsável assumiu que, ainda assim, “há uma perspetiva de reforço” de elementos e equipas na “fase mais crítica” do combate às chamas.
No que respeita aos meios aéreos, o distrito de Portalegre vai contar, na fase mais crítica de combate a incêndios, com um helicóptero de ataque inicial, dois aviões anfíbios e um avião de reconhecimento e coordenação.
De acordo com Rui Conchinha, nessa altura, vão estar no terreno 165 bombeiros, divididos por 36 equipas, cinco elementos da Força Especial de Proteção Civil (PEPC) e 33 operacionais da GNR – Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, divididos por seis equipas.
O dispositivo conta ainda, nesta fase, com 21 equipas, com 42 elementos da GNR – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e posto de vigia, e cinco equipas da PSP compostas por 10 operacionais.
O DECIR engloba ainda 126 operacionais, distribuídos por 26 equipas, incluindo sapadores florestais, elementos do corpo nacional de agentes florestais, equipas municipais de intervenção florestal e brigadas da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e da Associação dos Produtores Florestais da Região Ponte de Sor.
Ainda no mesmo período, o DECIR no distrito de Portalegre vai contar com oito vigilantes da natureza divididos por quatro equipas e outras duas equipas com seis operacionais da AFOCELCA – Agrupamento Complementar de Empresas de Proteção Contra Incêndios.
Os meios de combate aos incêndios rurais em Portugal foi reforçado no domingo, passando a estar no terreno 9.630 operacionais e 2.165 viaturas e 37 meios aéreos.
A Diretiva Operacional Nacional (DON), que estabelece o DECIR para este ano, indica que, entre 15 e 31 de maio, o reforço de meios se situa no “nível II”, o primeiro aumento adicional do ano.
Entre os meios, a DON prevê, para este período, cerca de 4.323 elementos pertencentes aos bombeiros voluntários, 230 operacionais da Força Especial de Proteção Civil, 2.064 militares da GNR e os mais de 2.300 elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, nomeadamente sapadores florestais e sapadores bombeiros florestais.
-
Detenções, droga e roubos: Conheça o balanço semanal da PSP no distrito
Entre 22 e 28 de setembro de 2025, o Comando Distrital de Portalegre da PSP levou a cabo d… -
Candidato do Chega a freguesia de Portalegre em sessão erótica
Rebentou mais uma polémica relacionada com o Chega e desta vez em Portalegre. … -
Sábado “azul e ouro”: “O Elvas” em três de batalha
"O Elvas" prepara-se para um sábado, dia 27 de Setembro, de grande intensidade, com três d…
Carregar mais artigos relacionados
-
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe… -
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde… -
CDU apresentou listas aos órgãos autárquicos de Elvas
A CDU - Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) de Elvas apresentou, ao final da tarde de…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde… -
Grupo Nabeiro-Delta Cafés transforma fardas antigas em 400 mantas solidárias
O Grupo Nabeiro-Delta Cafés reforça o seu compromisso com o ambiente e a responsabilidade … -
Luís Loures reeleito presidente do IPP
O Professor Doutor Luís Carlos Loures foi eleito presidente do Instituto Politécnico de Po…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe…