Hoje, dia 15 de Maio, cumprem-se 39 anos da alternativa de Joaquim Bastinhas, recebida na praça de toiros de Évora, recordou o “Farpas Blogue”.

José Mestre Batista foi o padrinho e João Moura a testemunha.

De acordo com o “Farpas Blogue”, nasceu nesse dia para a Festa aquele que viria a ser ao longo de mais de três décadas “um dos melhores cavaleiros tauromáquicos nacionais. E o mais popular de todos”.

Joaquim Manuel Carvalho Tenório, conhecido no mundo da tauromaquia como Joaquim Bastinhas, nasceu em Elvas a 8 de Março de 1956. Apresentou-se como cavaleiro amador com apenas 12 anos, num dos tradicionais festejos de Carnaval, no Campo Pequeno, em 2 de Fevereiro de 1969. Desde então fez-se anunciar pela alcunha de Bastinhas, nome pelo qual o seu pai, Sebastião Tenório, que fora cavaleiro tauromáquico amador, era conhecido.

A 15 de Maio de 1983 tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico na praça de toiros de Évora, na tradicional corrida de concurso de ganadarias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Confirmou a alternativa no Campo Pequeno a 14 de Julho desse mesmo ano, desta vez tendo João Palha Ribeiro Telles como padrinho e Paulo Caetano como testemunha.

Em 1984 encerrou-se na lide de seis toiros Murteira Grave, na agora encerrada praça de toiros “Carlos Relvas”, em Setúbal. E ainda hoje bate todos os recordes como o cavaleiro que mais toiros de Grave enfrentou ao longo da sua carreira.

A 10 de Julho de 2008, de novo no Campo Pequeno, concedeu a alternativa ao seu filho, Marcos Tenório Bastinhas, seu sucessor.

Afastado das arenas duas temporadas, devido a um grave acidente sofrido em Setembro de 2015, reapareceu em 2018 actuando com grande êxito em Julho na Figueira da Foz e em Setembro em Elvas, voltando a ser apoderado pelo histórico e também já saudoso Rogério Amaro.

Após dois meses de internamento hospitalar, com graves problemas de saúde que se foram sempre agravando, Joaquim Bastinhas faleceu a 31 de Dezembro 2018.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…