A assinatura do protocolo de geminação entre o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o ARVALIS – Institut du Végétal teve lugar terça-feira, dia 10 de Maio, em Elvas.

Este protocolo reforça a colaboração existente entre os dois institutos dedicados à investigação, que se iniciou há cerca de 10 anos, e materializa as condições deste projecto.

Na sua intervenção, o director do INIAV, Nuno Canada, salientou a importância deste momento, abordando os projectos que se encontram a decorrer em parceria e total cooperação entre estes dois organismos, assim como a “existência de uma equipa multidisciplinar de responsáveis, que trabalham em total sintonia”.

A presidente do ARVALIS, Anne-Claire Vial, realçou as semelhanças existentes entre as duas regiões, bem como dos dois países, em “termos de irregularidade do clima, o que tem possibilitado um trabalho com resultados práticos muito importantes para a agricultura”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, sublinhou que “esta geminação, para além de reforçar os laços de cooperação existentes, vai permitir antecipar alguns dos problemas que as alterações climáticas podem ter na região mediterrânica e nas suas culturas e nas espécies agrícolas”, sendo desde há algumas décadas “um local de referência para a agricultura nacional”.

O autarca reforçou ainda as mais-valias dos projectos que ali se encontram a ser desenvolvidos, “quer em termos de investigação e ensino, como também ao nível da economia local, já que no global estão aqui dezenas de postos de trabalho, que se mudaram para a nossa cidade e aqui estabeleceram a sua vida”, manifestando total disponibilidade para continuar a cooperar com os mesmos.

A anteceder este acto, a comitiva de investigadores e directores do ARVALIS realizou uma visita de campo para conhecer as potencialidades do trabalho ali desenvolvido.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Campo Maior: Aldeia dos Duendes, Feira e Comboio de Natal prometem animar quadra festiva

Sob o mote “Onde tudo se faz Natal”, Campo Maior volta a assinalar a quadra natalícia com …