Uma nova praia fluvial na zona da albufeira do Alqueva, a praia de Azenhas d’El Rei, no concelho de Alandroal, só vai ser inaugurada em Junho, mas já foi galardoada com Bandeira Azul.

“É bastante gratificante vermos que, mesmo não estando aberta, mas com tudo o que já apresentámos [projecto de construção], vamos inaugurar a praia com a Bandeira Azul”, congratulou-se à agência Lusa o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo.

A criação da praia fluvial, a mais recente área balnear nas margens do Alqueva, está situada perto da aldeia de Montejuntos e envolveu um investimento de um milhão de euros.

Segundo o autarca, a praia vai estar dotada de um areal com uma extensão de 148 metros e, na outra margem da albufeira, “praticamente de frente”, já do lado espanhol, existe a praia fluvial de Cheles.

De acordo com João Grilo, a praia deverá ser inaugurada “entre o dia 1 e o dia 15 de Junho”.

“É uma praia fluvial na mesma lógica das outras praias fluviais do Alqueva. Tem um enquadramento bastante bonito, ainda tem um pouco da ideia do rio Guadiana que passava naquela zona, apesar de a água estar agora mais elevada, e ainda tem uma envolvente bastante acolhedora e interessante”, explicou.

O espaço vai estar dotado de “todas as valências”, como um restaurante, bar, zonas de lazer, balneários, casas de banho, parque de merendas, ancoradouro e rampa de acesso aos barcos, estando ainda previsto um espaço para caravanas.

“Estamos ainda a fazer uma melhoria do acesso à praia, um caminho com cerca de três quilómetros”, de ligação a Montejuntos, “e isto significa que vamos investir mais 300 mil euros”, disse.

O investimento total no projecto, de um milhão de euros, foi financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal, cabendo a restante verba ao Município.

HYT (RCP) // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Estremoz: “Mercado do Lago” no sábado

A 11.ª edição da iniciativa “Mercado do Lago”, em Estremoz, dedicada ao artesanato urbano,…