Os municípios do distrito de Portalegre aprovaram por unanimidade uma moção que apela ao Governo e aos grupos parlamentares para que “agilizem a legislação” no sentido de “apoiar o acesso” dos bombeiros aos combustíveis verdes.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que reúne os 15 municípios do distrito de Portalegre, explica que a moção foi aprovada na mais recente assembleia intermunicipal daquela entidade.
No documento, os municípios manifestam a sua “solidariedade” para com as associações humanitárias de bombeiros voluntários e para com a Federação de Bombeiros de Portalegre.
A moção recomenda ainda ao Ministério da Saúde a “cobertura dos custos efetivos” dos serviços protocolados e prestados pelos corpos de bombeiros, no âmbito da emergência pré-hospitalar e transporte de doentes.
A moção da CIMAA surge depois de, já este mês, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ter lamentado o facto de o Governo não ter “ainda encontrado uma solução” para minimizar “o impacto brutal” do aumento do preço dos combustíveis nas corporações de bombeiros.
No passado dia 09, a LBP exigiu mesmo ao Governo que apresente, num prazo máximo de 15 dias, medidas que mitiguem o impacto do aumento do preço dos combustíveis no orçamento das corporações.
O prazo foi fixado numa proposta aprovada por unanimidade pelo Conselho Nacional da LBP, que se reuniu na Figueira da Foz.
Na altura, em comunicado, a LBP prometeu convocar um Conselho Nacional extraordinário “para análise, discussão e tomadas de medidas excecionais e com impacto público”, caso não haja resposta do Governo no tempo exigido.
Em declarações à Lusa, no dia 07 deste mês, o presidente da LBP, António Nunes, disse que os ministérios da Administração Interna e da Saúde sabem quais são as dificuldades das corporações de bombeiros e conhecem as propostas da LBP para que consigam resistir ao aumento do preço dos combustíveis.
As propostas da LBP incluem medidas equivalentes aos transportes públicos, acesso ao gasóleo verde e a assinatura do despacho acordado entre a Liga e o Ministério da Saúde em novembro de 2021 para o transporte não urgente de doentes, que revia a tabela de 2012.
António Nunes disse, então, que “está quase a chegar” o momento em que as corporações de bombeiros “vão deixar de ter capacidade para pagar os combustíveis aos fornecedores”.
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou…
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…