Os municípios de Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão vão criar a Associação de Municípios da Serra de São Mamede, projecto que está a ser preparado “há dois anos” para desenvolver aquele território.

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, explicou à agência Lusa que o projecto, iniciado entre estes quatro municípios quando ainda era autarca de Arronches, está na “fase final”.

A autarca recordou que “já existiu em tempos” uma associação “idêntica” e que envolvia os municípios que estão integrados na zona do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), no distrito de Portalegre.

A ideia, agora, é “fazer renascer” este projecto, para que contribua para o desenvolvimento daquele território.

De acordo com a autarca, o principal objectivo da criação da Associação de Municípios da Serra de São Mamede (AMSSM) passa por “defender medidas de desenvolvimento e candidaturas” para a área do PNSSM.

“Sempre fomos algo críticos [em relação] ao pouco que tem sido feito nestas áreas. Temos sofrido um bocadinho com a falta de dinamismo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e do PNSSM e queremos recorrer a fundos para investir no parque natural”, argumentou.

Questionada sobre se a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), constituída pelos 15 municípios do distrito de Portalegre, poderia desenvolver este papel, Fermelinda Carvalho admitiu que sim.

Mas recordou que já existem, entre estas autarquias, outras associações que foram criadas sem que a CIMAA tivesse interferência.

“Temos também agora uma associação de municípios para gerir a água em baixa, mas nem todos os municípios do distrito de Portalegre estão” representados, pelo que “é igual”, disse, comparando com a criação da AMSSM.

Os municípios de Portalegre, Arronches, Castelo de Vide e Marvão compõem a Comissão de Cogestão do Parque Natural da Serra de São Mamede, actualmente presidida pelo autarca de Castelo de Vide, António Pita.

A criação da AMSSM e eventuais projectos a desenvolver neste âmbito, tanto a nível nacional como ao nível da cooperação transfronteiriça, foram debatidos numa reunião da comissão de cogestão, realizada recentemente em Valência de Alcântara (Espanha).

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Castelo de Vide atribui medalha de ouro municipal a título póstumo a Salgueiro Maia

A Câmara de Castelo de Vide vai atribuir na sexta-feira a medalha de ouro do município, a …