A Biblioteca do Centro Escolar de Sousel acolheu, na passada quinta-feira, dia 14, a reunião ordinária do Conselho Intermunicipal da CIMAA referente ao mês de Abril.

Na sessão de trabalho, entre outros pontos, foram adjudicados vários projectos e concursos públicos da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo em prol do distrito.

Entre as várias adjudicações aprovadas em sede de Conselho Intermunicipal, destaca-se a de assessoria técnica para o acompanhamento, validação e implementação dos estudos e projectos de execução do empreendimento de aproveitamento hidráulico de fins múltiplos do Crato (Barragem do Pisão), fundamental para melhor execução de um dos projectos-bandeira da CIMAA no Norte Alentejano.

Paralelamente, foram ainda adjudicadas propostas de serviços noutras áreas de actuação da comunidade intermunicipal, em parceria com os seus municípios associados, como é o caso da aquisição de equipamentos essenciais para a detecção e combate à vespa velutina e o fornecimento de combustíveis rodoviários a granel.

O Conselho Intermunicipal rectificou ainda o lançamento de um concurso público para o fornecimento, instalação e operacionalização de um sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais.

A reunião de Abril serviu também para que fosse feito um ponto de situação acerca da execução do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Alto Alentejo (PDCTAA), traçando-se um quadro geral dos fundos aprovados e aprovados e já executados em áreas como o património cultural e natural, os equipamentos sociais ou a eficiência energética.

Ainda nesta sessão do Conselho Intermunicipal, com base naquilo que foi o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) 2021, foi aprovada a proposta de manter em 2022 o desconto de 25% nos passes de alunos com menos de 13 anos e para os estudantes do ensino secundário. Serão igualmente mantidos o desconto de 50% nos passes sociais e a gratuitidade do passe social para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.

A próxima reunião terá lugar a 12 de Maio, em Arronches.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Monforte: Jovem perde a vida em colisão no IP2

Uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado, ocorrida na tarde de segunda-feira, dia …