A requalificação paisagística da zona sul do Rossio Marquês de Pombal, em Estremoz, começou na semana passada, num investimento de 1,1 milhões de euros, disse o presidente da câmara, José Daniel Sádio.

O autarca indicou à agência Lusa que a obra, com um prazo de execução de cinco meses, é “muito interessante” e vai “valorizar aquela zona” da cidade e “melhorar, de forma significativa, todas as condições para a população e para os comerciantes”.

O presidente do município lembrou que este um “projecto do anterior executivo”, mas que a actual gestão socialista vai concretizar.

A empreitada envolve a zona da feira de antiguidades e velharias e o mercado tradicional, em frente ao edifício da câmara municipal e à Igreja dos Congregados.

 “Vão existir constrangimentos com o trânsito e o estacionamento, mas pretendemos causar o mínimo de impacto e de transtorno possíveis”, argumentou o autarca.

José Daniel Sádio garantiu ainda que, após as obras, “o mercado tradicional de sábado vai manter-se sem alterações”.

Esta intervenção visa a requalificação do espaço público na zona sul do Rossio e está ligada “à necessidade de melhorar o ambiente urbano na praça central da cidade”, explicou a câmara.

As obras visam também “eliminar os impactos visuais dissonantes existentes no Rossio Marquês de Pombal, beneficiando toda a praça, toda a envolvente e todo o seu edificado”.

Novos módulos para utilização dos comerciantes de artesanato e dos mercados diários, a melhoria do piso na zona onde funciona a feira de antiguidades e velharias e a construção de um novo quiosque e de sanitários são algumas das acções previstas.

A intervenção, de acordo com a autarquia, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz, no âmbito do Plano de Acção para a Reabilitação Urbana, com financiamento de 85% de fundos comunitários, num investimento total de 1,1 milhões de euros, acrescido de IVA.

O município revelou que, durante estas obras, o mercado tradicional semanal e o mercado diário são deslocalizados para outras zonas do Rossio, tendo ainda sido implementadas algumas alterações no trânsito.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Castelo de Vide atribui medalha de ouro municipal a título póstumo a Salgueiro Maia

A Câmara de Castelo de Vide vai atribuir na sexta-feira a medalha de ouro do município, a …