Foram apresentados a todos os parceiros envolvidos os resultados preliminares do estudo de viabilidade técnica e económica para a construção de um terminal de carga e descarga de mercadorias na zona da Estação Técnica no 2 (Alandroal/Vila Viçosa) da nova linha de ferrovia do Corredor Internacional Sul que liga Sines ao Caia, em construção.

O estudo resulta duma parceria entre a IP – Infraestruturas de Portugal, S.A. e sete municípios da Zona dos Mármores e Alqueva (Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Sousel e Vila Viçosa), tendo os custos sido suportados em 50% pela IP e 50% pelos municípios.

Os resultados demonstram já que, uma vez construído, o projecto pode ter interesse para um possível operador, uma vez que a viabilidade está assegurada pelas principais indústrias da região, com destaque para os mármores e os projectos de produção de hidrogénio verde, mas podendo estender-se a outros produtos uma vez criada a oferta e será ainda complementado com os contributos de novos projectos que estão em desenvolvimento nos sete municípios envolvidos.

Como aspectos mais positivos para a criação desta infra-estrutura são destacados a redução das emissões de dióxido de carbono actualmente associada ao transporte rodoviário convencional, a redução dos impactos nas infra-estruturas rodoviárias locais e regionais e a capacidade de atrair novas dinâmicas e investimentos.

Com um investimento total estimado próximo dos 11 milhões de euros, os municípios e a IP vão agora concentrar-se na construção de um modelo de financiamento que viabilize a operação e a coloque ao serviço do desenvolvimento da região.

Os sete municípios, representados na reunião pelos seus presidentes, acordaram desenvolver esforços junto do governo e da CCDR Alentejo para envolver neste processo fundos comunitários dos programas nacionais ou regionais do próximo quadro comunitário, tendo a IP manifestado também a sua disponibilidade para contribuir para a solução que vier a ser encontrada.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Sugestões para uma escapadinha turística em Elvas

A cidade de Elvas e as suas fortificações comemoram este ano o 10.º aniversário da classif…