A Câmara de Évora anunciou que decidiu suspender o acordo de geminação com a cidade russa de Suzdal, até que cesse a invasão da Ucrânia pela Rússia, num “acto político simbólico” contra a guerra.

A suspensão do acordo de geminação com a cidade de Suzdal é um dos pontos de um documento sobre a guerra na Ucrânia que foi subscrito pelos eleitos desta Câmara Municipal e divulgado pelo Município.

Esta decisão, pode ler-se, constitui-se “como um acto político simbólico em linha com outro vasto conjunto de iniciativas políticas nacionais e internacionais que visa pressionar a Rússia a cessar de imediato as agressões ao povo ucraniano”.

Segundo a Autarquia, o documento foi aprovado por “consenso e unanimidade”, com excepção do ponto relacionado com a suspensão da geminação com Suzdal, que mereceu os votos contra dos dois eleitos da CDU e da eleita do Movimento Cuidar de Évora, enquanto os dois eleitos do PS e os dois do PSD votaram a favor.

Contactado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, eleito pela CDU, vincou que não concorda com a suspensão da geminação.

Segundo o autarca, “não se deve confundir o Governo russo com o povo russo” e “todas as relações entre os povos” devem manter-se, pois “ajudam à paz e ao bom relacionamento”.

“Iremos comunicar, nos termos da deliberação, a Suzdal esta decisão e, naturalmente, informar quem votou a favor e quem votou contra”, mas, “em termos práticos, a suspensão está em vigor”, assinalou.

O autarca notou que a Câmara de Évora “há muitos anos” que não promove “qualquer acção com Suzdal”, justificando que o Município alentejano enfrentou “uma situação muito complicada” em termos financeiros e a cidade russa “fica muito longe”.

No documento, além da suspensão da geminação com Suzdal, a Autarquia apela à paz, condena a “invasão militar da Ucrânia” pela Rússia, manifesta solidariedade às vítimas da guerra e saúda a “resposta à crise humanitária”.

O acordo de geminação entre Évora e Suzdal foi assinado em 8 de Outubro de 1986.

SM // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…