A professora Hermínia Vilar, do Departamento de História da Universidade de Évora (UÉ), foi hoje eleita reitora da academia alentejana para um mandato de quatro anos, anunciou a instituição.
Em comunicado, a UÉ indicou que Hermínia Vilar foi eleita como nova reitora da academia na reunião deliberativa do conselho geral, realizada hoje no Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da Universidade de Évora.

Hermínia Vasconcelos Vilar, de 59 anos, é professora associada com agregação do Departamento de História da UÉ e diretora e investigadora no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDHEUS).
Contactada pela agência Lusa, a futura reitora da academia alentejana mostrou-se “emocionada” com a sua eleição e assinalou o “enorme sentido de responsabilidade pelo voto de confiança” que lhe foi dado pelo conselho geral.
Questionada sobre as prioridades para o seu mandato, Hermínia Vilar destacou a definição de “um plano de rejuvenescimento do corpo docente e não docente” e a “consolidação de áreas como a saúde e a agroalimentar”.
“Temos também que pensar no problema do alojamento universitário que afeta os estudantes da UÉ e preparar candidaturas a vários programas”, pois, “é importante que a universidade concorra e tenha êxito”, acrescentou.
O ato eleitoral foi ainda disputado por outros três candidatos: António Candeias, do Departamento de Química e Bioquímica, José Bravo Nico, do Departamento de Pedagogia e Educação, e Paulo Quaresma, de Informática.
Doutorada em História Medieval na UÉ, Hermínia Vilar exerce funções de docente há 32 anos na academia alentejana e é membro do conselho geral, desde 2016, tendo sido o representante docente mais votado.
Autora de livros e obras científicas, a futura líder da academia alentejana foi vice-reitora para o Ensino e Formação, entre 2010 e 2014, integrou vários conselhos científicos da academia e presidiu ao Conselho do Departamento de História.
Hermínia Vilar já integrou júris de provas académicas e de prémios, painéis de avaliação e conselhos editoriais, foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e é membro de outras associações científicas nacionais.
O conselho geral da UÉ, que elege o reitor, é constituído por 25 membros, nomeadamente 13 representantes de professores e investigadores, três dos estudantes, dois do pessoal não docente e não investigador e sete personalidades externas.
A cerimónia de tomada de posse do novo reitor da Universidade de Évora está prevista para 09 de maio.
A atual reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, que cumpre o seu segundo mandato, estava impedida de se recandidatar ao cargo, devido à limitação de mandatos.

SM // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Marcelo Rebelo de Sousa domingo em Vila Viçosa preside cerimónia militar do 51.º aniversário do Estado-Maior-General das Forças Armadas

Nos dias 8 e 9 de Novembro Vila Viçosa vai ser o centro das comemorações do 51.º aniversá…