Uma mostra de cinema português e concertos da fadista Matilde Cid e do cantor Vitorino integram a programação, em Abril, das comemorações do centenário do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, revelou a Câmara.
O Teatro Bernardim Ribeiro, propriedade do Município, é um dos ex-libris da cidade alentejana, tendo a autarquia preparado uma programação especial, a decorrer ao longo de 2022, para assinalar os 100 anos da principal sala de espectáculos do concelho.
A mostra de cinema português, intitulada “Como se viu e como se vê”, com exibição sobretudo de curtas-metragens, decorre a partir desta sexta-feira e até domingo, no Teatro Bernardim Ribeiro.
Segundo o Município, trata-se de uma mostra de filmes de jovens realizadores que revela a “diversidade e energia” do cinema português contemporâneo.
Já o concerto com a fadista Matilde Cid está agendado para o dia 9 de Abril, às 21,30h, igualmente no teatro.
Segundo a Autarquia, a fadista de Estremoz cresceu na cidade alentejana no “seio de uma família ligada à música”.
Para o dia 24 de Abril, às 17 horas, no teatro, está marcado um espectáculo de celebração do Dia Mundial da Dança, instituído pelo Conselho Internacional da Dança, entidade criada sob a égide da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
No mesmo dia, o Rossio Marquês de Pombal vai ser palco de duas actuações, do grupo de cante alentejano “Os Lagóias”, de Portalegre, e do cantor Vitorino, cujo espectáculo (às 23 horas) está incluído também nas comemorações locais do 25 de Abril.
Segundo a Câmara Municipal, espectáculos de teatro, música, cinema, dança, ópera e artes circenses preenchem, ao longo deste ano, a programação que assinala o centenário do Teatro Bernardim Ribeiro.
A programação não se limita ao espaço do teatro, pois estão agendadas iniciativas de rua, em vários espaços da cidade e nas freguesias do concelho.
No âmbito desta programação cultural, no mês de Maio, vão decorrer diversos espectáculos de fado, no teatro de Estremoz, e em todas as freguesias do concelho.
O Teatro Bernardim Ribeiro, assim denominado em homenagem ao poeta alentejano, foi inaugurado a 22 de julho de 1922 e está classificado como imóvel de interesse municipal desde 1997, integrando a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).
TCA // RRL
Lusa