A Direcção Regional de Cultura do Alentejo, a Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Arquidiocese de Évora, o Município de Vila Viçosa e a Fundação Eugénio de Almeida assinam domingo, dia 27 de Março, um protocolo que pretende estabelecer os termos da parceria com vista à recuperação da Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A cerimónia, prevista para as 12,30h, será presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, no Seminário de Vila Viçosa – Seminário Menor de São José.

A iniciativa insere-se nas comemorações dos 375 anos da Proclamação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, organizadas pelo Município de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora e Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição.

Considerando que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, matriz de Vila Viçosa, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1944, tem uma enorme relevância cultural, patrimonial, religiosa e histórica, assim como uma enorme importância afectiva para o povo português, alberga a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a quem, a 25 de Março de 1646, D. João IV confiou a protecção do Reino, no seguimento da Guerra da Restauração, e proclamou Padroeira de Portugal – acto intimamente associado ao reconhecimento da nossa independência -, e que o culto a Nossa Senhora da Conceição reflecte larga expressão a nível nacional e internacional, o protocolo a celebrar tem por finalidade a recuperação, conservação e restauro deste importante Santuário.

O programa comemorativo assinala ainda a 27 de Março, no Santuário, o encerramento do Ano Jubilar, com eucaristia às 10,30h, presidida pelo Bispo D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, encontrando-se aberta ao público, entre as 10 e as 17 horas, a exposição “Três Coroas, a mesma Padroeira”, que reúne, pela primeira vez no mesmo lugar, as três coroas de imagens mais significativas do património religioso português.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Raide Hípico de Santa Eulália homenageia cavaleiro Jaime Magarreiro

O Raide Hípico de Santa Eulália “Luís Tello Barradas”, prova organizada pela Associação Hu…