A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) e o InnovPlantProtect receberam segunda-feira, dia 21 de Março, a visita da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Da comitiva fizeram também parte o presidente da Câmara Municipal, José Rondão Almeida, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, o presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures, e o director do InnovPlantProtect, Pedro Fevereiro.

Na ESAE foram apresentados dois projectos. O primeiro na área das “Novas Culturas, Velhos Problemas. Propostas para aumentar a sustentabilidade social e ambiental dos agro-ecossistemas no sul de Portugal”, que se divide em quatro linhas de intervenção, sendo uma delas no âmbito do aproveitamento dos subprodutos resultantes da produção de azeite, e o Digital BioAlert SPAA, uma plataforma digital de alerta para riscos biológicos em saúde pública animal, que engloba várias vertentes.

No pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrícola e Veterinária (INIAV) os presentes ficaram a conhecer as obras que ali se encontram a decorrer, as quais estão em fase de conclusão.

Posteriormente foi feita uma apresentação do CoLAB pelo director executivo, Pedro Fevereiro, que abordou o projecto para explicar a sua área de intervenção, assim como as candidaturas que estão a ser preparadas.

Os governantes mostraram-se “bastante satisfeitos” com os projectos apresentados, confiantes de que podem ser “uma mais-valia para dar resposta a importantes questões” na sua área de intervenção.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Igreja do Espírito Santo em Évora reabre após requalificação de 2,5ME

A Igreja do Espírito Santo, em Évora, construída pelos jesuítas no século XVI, reabre ao p…