Os alunos da Escola Secundária de São Lourenço, em Portalegre, convocaram uma greve geral para quinta-feira, em protesto contra a degradação do edifício, que coloca “em perigo” a segurança da comunidade escolar.
A greve foi convocada pela Associação de Estudantes da Escola Secundária de São Lourenço (AE-ESSL), estando também agendada para esse dia, às 10:10, uma concentração junto à porta daquele estabelecimento de ensino.
A escola apresenta “condições bastante más” e “os alunos têm frio, há chuva constantemente a cair nos corredores e nas salas de aula”, disse hoje à agência Lusa o presidente da AE-ESSL, João Vicente Portalete.
“Há zonas, nomeadamente corredores, onde já teve de ser arrancado o teto de pladur e as raparigas têm de tomar banho com água fria nos balneários”, acrescentou.
O dirigente estudantil, que argumentou que as condições do edifício têm vindo a degradar-se “há já alguns anos”, alertou ainda que existem salas de aula “inutilizáveis” porque a “água entra pelo teto e deixa-os pretos”.
Segundo João Vicente Portalete, cabe à parque Escolar e ao Governo resolver este problema e a direção da escola está “solidária” com os alunos.
“Estamos a falar de problemas de manutenção. A escola foi requalificada em 2008 e 2009, mas apresenta grandes níveis de degradação”, frisou.
O presidente da associação de estudantes alegou que houve “incumprimento do contrato” estabelecido entre a Parque Escolar e o Estado, bem como “ausência de resposta às reclamações e pedidos de intervenção” da direção daquela escola.
Além da greve geral, os alunos lançaram ainda uma petição pública, dirigida à Assembleia da República e ao Ministério da Educação, para evidenciar a necessidade e urgência da realização de obras na Escola Secundária de São Lourenço.
Fonte da direção desta escola de Portalegre indicou hoje à Lusa que têm sido efetuados contactos com a Parque Escolar no sentido da resolução dos problemas.
A mesma fonte indicou que, já esta semana, ocorreu uma reunião com várias entidades, existindo, nesta altura, por parte da Parque Escolar, um “comprometimento” para uma “resolução célere” do problema. 

HYT // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…