A equipa do laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP), do pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), a antiga Estação Nacional de Melhoramento de Plantas, está numa fase de mudar-se para as instalações definitivas, cujas obras estão praticamente terminadas.

O InPP conta com uma equipa de 39 investigadores e pessoal administrativo, provenientes de Elvas, de vários outros pontos de Portugal e do estrangeiro, de países como a Guatemala, Índia, Irão, Itália ou Brasil, entre outros.

A estrutura foi visitada quarta-feira passada pelo presidente do município de Elvas, José Rondão Almeida, que esteve pela primeira vez nas instalações desde a sua eleição. O autarca foi acompanhado pelo director executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e pelo diretor do Pólo de Elvas do INIAV, Benvindo Maçãs.

Rondão Almeida considerou o novo espaço “muito funcional” e quis inteirar-se sobre as pessoas que trabalham no InnovPlantProtect, nomeadamente quantas são, que funções desempenham e de onde são originárias.

O autarca manifestou-se satisfeito com o que viu, pelo que pode representar em termos de contributo para o desenvolvimento do Alentejo, considerando o CoLAB “um bom desafio” que o poder local abraçou em conjunto com o INIAVe outras instituições.

Sobre o InPP
O InnovPlantProtect (InPP) é um laboratório colaborativo (CoLAB) criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica, e prestar serviços de diagnóstico e monitorização para a proteção de culturas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra doenças e pragas emergentes, associadas às alterações climáticas. Foi distinguido em 2021 pela Vida Rural com o prémio “Investimento que Marca”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Santa Eulália: Festival Idade de Ouro arrancou no Dia Internacional do Idoso

Centenas de pessoas marcaram presença no primeiro de oito almoços englobados no Festival d…