Cinco professores, quatro deles da Universidade de Évora (UÉ) e uma nos Estados Unidos, são os candidatos a reitor da academia alentejana, cujas eleições estão marcadas para o dia 31 deste mês, foi hoje anunciado.
A lista de candidaturas admitidas foi divulgada em edital assinado pelo presidente do conselho geral e da comissão eleitoral, João Carrega, e publicado esta manhã na página de Internet da instituição.
Quatro candidatos são professores da UÉ (José Bravo Nico, do Departamento de Pedagogia e Educação, António Candeias, de Química e Bioquímica, Paulo Quaresma, de Informática, e Hermínia Vilar, de História) e já tinham confirmado à agência Lusa as respetivas candidaturas.
A novidade é a candidatura de Rita Louro Guerreiro, professora ligada à área da saúde numa instituição dos Estados Unidos.
Segundo a UÉ, o reitor é eleito pelo conselho geral da universidade para um mandato de quatro anos.
“O reitor deve ser uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e possuir uma visão estratégica adequada à prossecução da missão e dos objetivos da universidade, estatutariamente definidos”, pode ler-se num edital, divulgado em 03 de janeiro.
Após o anúncio das candidaturas admitidas, realiza-se, entre os dias 24 e 30 deste mês, a audição pública dos candidatos para que possam expor o respetivo programa de ação.
A cerimónia de tomada de posse do novo reitor da Universidade de Évora está prevista para 09 de maio.
A atual reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, que cumpre o seu segundo mandato, está impedida de se recandidatar ao cargo, devido à limitação de mandatos.
Professora do departamento de Fitotecnia da UÉ, desde 2002, Ana Maria Ferreira Silva Costa Freitas, de 67 anos, é reitora da academia alentejana desde maio de 2014.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Motociclista de 57 anos morre em despiste no concelho de Arronches

Um homem, de 57 anos, morreu sábado, dia 24 de Setembro, na sequência do despiste do motoc…