A Academia de Música de Elvas foi eleita uma escola de referência no 2º Congresso do Ensino Artístico Especializado, que teve lugar nos dias 11, 12 e 13 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Neste encontro, que contemplou a realização de conferências, sessões científicas, sessões de debate livre, painéis de discussão e apresentações de práticas, em regime presencial e online, estiveram presentes as instituições de ensino artístico especializado, dos cursos de iniciação, básico, secundário e superior.

No contexto deste congresso, a organização programou um painel intitulado “O que é uma boa escola do Ensino Artístico Especializado?”, para o qual convidou três escolas que considera serem referências de boas práticas, a nível nacional, no âmbito do ensino artístico especializado, designadamente a Academia de Música de Elvas, a Academia de Música de Óbidos e a Academia de Música de Alcobaça. A moderação esteve a cargo de Carlos Pinto da Costa, director pedagógico da Escola de Música de Esposende. Luís Zagalo, António Morais e Pedro Filipe representaram, respectivamente, as Academias de Música de Elvas, Alcobaça e Óbidos.

“Naturalmente, este convite representa uma honra, privilégio e alegria para o conservatório elvense, sobretudo porque a importância do reconhecimento entre pares é inexcedível”, considerou a Academia de Música de Elvas.

Na ocasião, Luís Zagalo afirmou que “um célebre provérbio africano recorda-nos uma divisa intemporal, ‘se quiseres chegar rápido, vai sozinho, mas se quiseres chegar longe, vai em grupo’. Tenho a felicidade de fazer parte do grupo que hoje celebra esta conquista. E mesmo que o sucesso, tal como o fracasso, seja um efémero impostor, todas estas pessoas, tal como Elvas, porque esta Academia é sua, devem permitir-se festejar”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…