A professora e escritora Maria Etelvina Castel-Branco, que reside em Elvas há três décadas e meia, apresentou este sábado, 19 de Fevereiro, o romance “Vidas de Espuma”, numa sessão de apresentação do livro que decorreu no Centro Cultural de Campo Maior.
Embora tratando-se de uma obra de ficção, nas 270 páginas do romance “Vidas de Espuma” estão plasmadas muitas vivências da autora, bem como toda a sua cultura. Esta apresentação, que teve por cenário o Centro Cultural de Campo Maior, ocorreu na data em que a autora comemora o seu 63.° aniversário. A seu lado teve a vereadora da Cultura no Município de Campo Maior e autora do prefácio do livro, São Silveirinha; Amélia Bravo Vadillo, da Filigrana Editora; e a escritora elvense Luisa Currito.
O grupo de cante alentejano “Os Ceifeiros de Cuba” acompanhou alguns momentos do evento com a interpretação de diversas modas tradicionais do Baixo Alentejo. A anteceder o evento o presidente Rondão Almeida teve oportunidade de convidar Ethel D’Assa para uma próxima apresentação de “Vidas de Espuma” em Elvas.
Nascida em Lisboa, mas com origem familiar na vila alentejana de Cuba – onde viveu até aos 25 anos -, a professora Etelvina reside em Elvas, onde lecciona as disciplinas de Psicologia e Filosofia na Escola Secundária D. Sancho II. É licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, cidade onde também cursou Inglês e Alemão.


