O centro comercial de Badajoz é o único da Extremadura, e um dos dois nacionais, a estar nomeado a duas categorias: Comercial Porject in use e Regional Award Western Europe. Desde 1990, o Breeam atribuí os mais prestigiados prémios em políticas de sustentabilidade e gestão ambiental na edificação.

O centro comercial El Faro, tem sido nomeado aos prestigiados prémios entregues pelo Breeam Awards 2002 em duas categorias: Commercial In use e Regional Award Western Europe. Estes prémios, são os mais prestigiados no âmbito internacional e são reconhecidos pela contínua aposta na melhoria das políticas e procedimentos de sustentabilidade ambiental.

O El Faro, é uma propriedade da Socimi Castellana Properties e gerido pela Cushman & Wakefield (lider em serviços imobiliários), é o único projeto da Extremadura e um dos três nacionais a disputar os prémios. Se o ganhar, o mesmo será o primeiro projeto espanhol em obter um prémio Breeam, superando os 80 projetos seleccionados em todo o mundo. A cerimónia da entrega será no dia 22 de março em Londres.

Nas palavras do gerente do centro comercial de Badajoz, Paulo Belchior, estas duas nomeações “são a recompensa do enorme esforço de implementar um modelo altamente sustentável e respeitando as pessoas e o meio ambiente. Não devemos esquecer que Badajoz, é a única cidade declarada ZEPA e o El Faro encontra-se dentro dela, Azud del Guadiana”.

Com quase 300kwp de energia de autoconsumo, aproveitamento a água da chuva, iluminação fullLed, técnicas de climatização natural, excelência no tratamento de resíduos, contaminação e saúde, criação de áreas de nidificação para as espécies de aves endêmicas e mais de dezenas de acções. O centro comercial obteve o nível “Excelent” com quase 95% dos pontos.

O El Faro celebra este ano o seu 10º aniversário, nasceu com a sustentabilidade no seu ADN e hà anos que tem o certeficado Breeam. Ainda assim, não parou de melhorar, conseguindo 40% a mais na eficiência da recolhida de resíduos e incrementando 10% na eficiência energética. Isto tudo a respeito ao ano anterior. Uma conquista e tanto para os edifícios com esta certificação já consolidada.

Presente em 85 países e mais de meio milhão de implementações, o Breeam é o mais veterano referente à certificação de construções sustentáveis. As suas directrizes marcam o caminho a mais de dois milhões de projetos que estão em processo de certificação.

O El Faro aposta pela sustentabilidade e protecção do meio ambiente e, como destino preferencial de moda e lazer na maior parte da região, dentro dos objectivos principais demonstra também, que pode estar em consonância com os resultados económicos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Motociclista de 57 anos morre em despiste no concelho de Arronches

Um homem, de 57 anos, morreu sábado, dia 24 de Setembro, na sequência do despiste do motoc…