O número total de infectados no surto de covid-19 que obrigou a fechar na sexta-feira o Jardim-de-Infância de Alandroal subiu para 17, disse à agência Lusa o director do agrupamento de escolas local.
Durante o dia de sexta-feira e até às 11 horas de hoje, através de testes rápidos, foram detectadas mais oito crianças infectadas com o vírus que provoca a doença covid-19, explicou Tomé Laranjinho, director do Agrupamento de Escolas de Alandroal.
A confirmação dos novos oito casos fez subir o total de infectados no surto no jardim-de-infância de nove para 17, entre os quais há seis funcionárias (quatro assistentes operacionais, uma animadora e uma educadora) e 11 crianças, precisou.
Segundo Tomé Laranjinho, actualmente há 26 casos de infecção reportados na totalidade do Agrupamento de Escolas de Alandroal, nomeadamente os 17 já confirmados no jardim-de-infância e outros nove isolados de alunos de diferentes estabelecimentos de ensino.
O surto no Jardim-de-Infância de Alandroal foi detectado na sexta-feira, após uma funcionária ter feito um teste com resultado positivo para o SARS-CoV-2, disse Tomé Laranjinho.
Depois foram feitos mais testes que permitiram confirmar ainda na sexta-feira mais oito casos de infecção, nomeadamente em mais cinco funcionárias e três crianças.
“Como as quatro assistentes operacionais estão infectadas, e não havendo funcionárias para as substituir, tivemos que encerrar o jardim-de-infância, que tem 37 crianças”, frisou.
A decisão de fechar o jardim-de-infância foi tomada em articulação entre o Agrupamento de Escolas, o delegado de saúde, Câmara de Alandroal e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, acrescentou.
O agrupamento de escolas, em comunicado, indicou que o jardim-de-infância vai ficar “encerrado pelo prazo previsível de uma semana” e solicitou a todos os encarregados de educação que verifiquem “a sintomatologia” das crianças e “realizem, se possível, um teste ao fim do 3.º dia do contacto, presumivelmente na segunda-feira”.
O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, disse à Lusa que o jardim-de-infância está fechado temporariamente, sendo necessário “testar todos”, para “ver se não há cadeias de transmissão”.
LL (TCA) // JPS
Lusa
-
Covid-19: 19.643 infeções e 62 mortes entre 02 e 08 de agosto
Portugal registou entre 02 e 08 de agosto 19.643 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 62 … -
Incêndios: Alentejo com cinco das 81 novas viaturas de combate a incêndios
Oitenta e uma viaturas de combate a incêndios que os bombeiros vão receber até 2024 serão … -
Alentejo: Campismo e caravanismo ilegal ou irregular no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A GNR anunciou hoje ter detetado 46 infrações pela prática de campismo e caravanismo ilega…
Carregar mais artigos relacionados
-
Ponte de Sor: Dia Internacional da Juventude comemorado com diversas actividades
Ponte de Sor: Dia Internacional da Juventude comemorado com diversas actividades … -
Vila Viçosa: Ceia da Silva visitou Farmácia Monte
Vila Viçosa: Ceia da Silva visitou Farmácia Monte … -
Campo Maior: edição 2022 da Feira de Santa Maria já arrancou
A A Feira de Santa Maria de Agosto teve início ontem, sábado, em Campo Maior. Durante a ta…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Covid-19: 19.643 infeções e 62 mortes entre 02 e 08 de agosto
Portugal registou entre 02 e 08 de agosto 19.643 infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2, 62 … -
Covid-19: Ponte de Sor é o concelho do distrito com mais casos activos
Segundo o relatório semanal da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Ponte d… -
Covid-19: Portugal com 21.302 infecções e 66 mortes entre 26 de Julho e 1 de Agosto
Portugal registou, entre 26 de Julho e 1 de Agosto, 21.302 infecções pelo coronavírus SARS…
Carregar mais artigos em Covid-19
Veja também
Ponte de Sor: Dia Internacional da Juventude comemorado com diversas actividades
Ponte de Sor: Dia Internacional da Juventude comemorado com diversas actividades …