Um total de 114 médicos internos começou esta semana a realizar formação geral e especializada nos hospitais e centros de saúde do Alentejo, revelou hoje à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde (ARS).
A fonte da ARS do Alentejo indicou que o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) foi a unidade de saúde a receber o maior número de novos clínicos para formação, num total de 40 médicos internos.
Por sua vez, o HESE divulgou que, destes 40 clínicos, 27 são de formação geral e vão “percorrer todas as especialidades ao longo do ano”.
Os restantes 13 são de formação especializada e escolheram as especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, medicina interna, nefrologia, oncologia médica, ortopedia, pediatria e psiquiatria, acrescentou.
Segundo a unidade hospitalar, os jovens clínicos que agora chegaram ao hospital de Évora são provenientes de vários pontos do país, havendo também uma médica interna oriunda de Cabo Verde.
Segue-se a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), que recebeu 28 novos médicos internos para formação geral e especializada no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e nos centros de saúde do distrito.
A ULSBA precisou que 21 dos médicos internos vão realizar formação geral e que os outros sete vão fazer formação especializada em medicina intensiva, psiquiatria, pediatria e medicina geral e familiar.
Já a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que abrange o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, e os centros de saúde deste concelho e dos municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira e Sines, informou que recebeu 23 médicos internos.
De acordo com a ULSLA, destes 23 médicos internos, 15 são de formação geral e oito vão formar-se nas especialidades de cirurgia geral, medicina geral e familiar, medicina interna, medicina intensiva, ortopedia e saúde pública.
A ARS Alentejo indicou que outros 15 clínicos foram acolhidos na Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), que integra os hospitais Dr. José Maria Grande, em Portalegre, e de Santa Luzia, em Elvas, e os centros de saúde do distrito de Portalegre.
Os restantes oito médicos internos vão fazer formação nas unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, acrescentou.
O internato médico, que se realiza após a licenciatura em medicina, é uma formação médica especializada, teórica e prática, com o objetivo habilitar o clínico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área profissional de especialização.
-
Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor
Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor … -
Portalegre: 189 militares da GNR realizaram o seu juramento de Bandeira
Portalegre: 189 militares da GNR realizaram o seu juramento de Bandeira … -
Elvas: Pequenos artistas desenham em escala real no MACE
Elvas: Pequenos artistas desenham em escala real no MACE …
Carregar mais artigos relacionados
-
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios … -
Tal dia como hoje, 19 de Agosto
Hoje é sexta-feira, 19 de agosto, ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano, Dia Mundial d… -
Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor
Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor …
Carregar mais artigos por Redacção
-
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios … -
Monforte: Torre de Palma conquista prémio máximo no 3º Concurso de Vinhos Escanções de Portugal
Torre de Palma conquista prémio máximo no 3º Concurso de Vinhos Escanções de Portugal … -
Tal dia como hoje, 19 de Agosto
Hoje é sexta-feira, 19 de agosto, ducentésimo trigésimo primeiro dia do ano, Dia Mundial d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios
AHRESP defende criação de apoios para vítimas dos incêndios …