A Espanha comemora hoje à noite a chegada dos Três Reis Magos em desfiles por todo o país, apesar da explosão de contágios de covid-19 que obrigaram à tomada de várias medidas de segurança sanitária.

Neste segundo Natal com pandemia, a utilização de máscaras e a redução da capacidade nas avenidas por onde vão passar as tradicionais “cavalgadas” serão as medidas principais de segurança sanitária dos desfiles, embora algumas câmaras municipais exijam outras medidas complementares, como rotas de passagem mais extensas e a proibição de atirar doces, para evitar ps habituais ajuntamentos com muitas crianças.

A Agência Estatal de Meteorologia espanhola (Aemet) prevê que a véspera da Epifania será marcada por uma queda acentuada das temperaturas, que poderão ser até 15 graus mais baixas do que na passagem do ano.

Estas festividades comemoram-se por toda a Espanha há mais de 150 anos e o cortejo que atravessa as avenidas principais de Madrid é habitualmente o mais grandioso de todos, podendo ser seguido em direto pela televisão.

As crianças espanholas recebem os seus presentes no dia 06 de janeiro, dia dos Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – que, segundo a tradição, seguiram a estrela de Belém para visitar Jesus na manjedoura, tendo-lhe levado os seus presentes (ouro, mirra e incenso).

Milhares de pessoas, principalmente crianças, estarão ao longo das avenidas onde vão passar os carros alegóricos iluminados, com uma atenção particular para os que levam os três Reis Magos e os seus ajudantes, que quando passam habitualmente distribuíam guloseimas.

O alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, esta manhã na recepção aos Reis Magos na cidade espanhola, onde hoje desfilam na Cavalgata
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Comendador Rui Nabeiro recebe Globo de Ouro

O Comendador Rui Nabeiro foi agraciado com um Globo de Ouro. …