O estado do tempo para o Continente entre 22 e 26 de Dezembro será caracterizado por dias chuvosos na generalidade do território, com precipitação mais intensa e persistente a partir do dia 23 e até 26, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
As quantidades de precipitação esperadas são significativas, com os maiores valores acumulados a poder ultrapassar os 50 mm em 24 horas em muitos locais, em especial nas zonas montanhosas.
Estas condições meteorológicas são devidas à acção de um vasto campo depressionário no Atlântico Norte, estendendo-se desde a Terra Nova até à Península Ibérica.
A este campo depressionário estarão associadas superfícies frontais activas que irão atravessar em sucessão o território do Continente. Em particular, na noite de Consoada e na madrugada e manhã do dia de Natal, prevê-se uma situação de tempo mais gravoso em todo o território continental, com ocorrência de precipitação forte e persistente (valores de precipitação prováveis da ordem de 40 mm em seis horas), vento forte de sudoeste, com rajadas da ordem de 80 km/h, em especial no litoral e terras altas, e agitação marítima forte.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…