A obra “Porta de Pérola”, do escritor Afrânio de Melo Júnior, natural e residente no Brasil, venceu o Prémio Literário Hernâni Cidade deste ano, instituído pela Câmara de Redondo, revelou o município alentejano.
Segundo a autarquia, a 26.ª edição desta iniciativa foi dedicada à modalidade de texto narrativo, com o tema “E se o céu me caísse em cima…”.
O prémio contou com a participação de autores de Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, Angola e Japão, com cerca de 290 obras.
O segundo prémio foi atribuído à obra “E se o Céu me caísse em cima”, de Pedro Salvador, de Redondo, enquanto a obra “A minha mãe”, de Beatriz Mendes, de Vila Viçosa, conquistou o terceiro lugar.
Nesta edição, foram atribuídos aos três primeiros classificados 750, 375 e 250 euros, respetivamente, assim como menções honrosas e diplomas de participação a todos os concorrentes.
A Câmara de Redondo pretende, com o prémio literário, homenagear a memória do escritor e professor Hernâni Cidade, natural da vila, e “estimular a criatividade literária entre jovens e adultos”.
Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.
Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.
Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.
Hernâni Cidade nasceu em Redondo, em 1887, e morreu em Évora, em 1975.

TCA // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…