Os trabalhadores das empresas e estabelecimentos no sector das cantinas estão hoje em greve, num proteste convocado pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).
Em cima da mesa está a luta por aumentos salariais dignos, pela defesa dos direitos e pela negociação do contrato colectivo de trabalho.
Segundo a União Sindicatos do Norte Alentejano, no distrito de Portalegre, “são várias as cantinas e refeitórios concessionadas, em serviços públicos na sua maioria, a empresas como a Uniself, caso das cantinas dos hospitais de Portalegre e Elvas e, ainda, o caso das cantinas das escolas em Portalegre (Mouzinho da Silveira, José Régio e Cristóvão Falcão) e em Elvas (D. Sancho II).
Estas empresas, de acordo com a USNA, “têm em comum serem associadas da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o bloqueio à negociação colectiva, mantendo por essa via, os seus trabalhadores com o salário mínimo ou muito próximo disso, sem reconhecimento ou valorização das suas categorias e sem perspetivas de progressão, muitos com vínculos precários, vivendo na expectativa de serem integrados”.
Também os trabalhadores das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social estão hoje em greve pelo mesmos motivos. O sector social, segundo os sindicatos, “assume particular relevância na nossa região, sendo um dos principais empregadores. Este sector, onde o Estado delega as funções sociais do cuidados das camadas mais frágeis da sociedade, continua, decorrido todo o recente contexto de pandemia que tornou ainda mais visíveis os seus problemas laborais como a falta de pessoal entre outros, a bloquear a negociação colectiva de direitos, que seriam absolutamente fundamentais para a prestação de um melhor serviço e para a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhares de trabalhadores”.
Até ao momento não foram revelados quaisquer impactos da greve e se a mesma contou com a adesão dos referidos trabalhadores.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Autocarro ‘preso’ junto à Capela de Nossa Senhora da Nazaré

Um pesado de passageiros ficou hoje preso na entrada do estacionamento junto à Capela de N…