Os trabalhadores das empresas e estabelecimentos no sector das cantinas estão hoje em greve, num proteste convocado pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).
Em cima da mesa está a luta por aumentos salariais dignos, pela defesa dos direitos e pela negociação do contrato colectivo de trabalho.
Segundo a União Sindicatos do Norte Alentejano, no distrito de Portalegre, “são várias as cantinas e refeitórios concessionadas, em serviços públicos na sua maioria, a empresas como a Uniself, caso das cantinas dos hospitais de Portalegre e Elvas e, ainda, o caso das cantinas das escolas em Portalegre (Mouzinho da Silveira, José Régio e Cristóvão Falcão) e em Elvas (D. Sancho II).
Estas empresas, de acordo com a USNA, “têm em comum serem associadas da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o bloqueio à negociação colectiva, mantendo por essa via, os seus trabalhadores com o salário mínimo ou muito próximo disso, sem reconhecimento ou valorização das suas categorias e sem perspetivas de progressão, muitos com vínculos precários, vivendo na expectativa de serem integrados”.
Também os trabalhadores das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social estão hoje em greve pelo mesmos motivos. O sector social, segundo os sindicatos, “assume particular relevância na nossa região, sendo um dos principais empregadores. Este sector, onde o Estado delega as funções sociais do cuidados das camadas mais frágeis da sociedade, continua, decorrido todo o recente contexto de pandemia que tornou ainda mais visíveis os seus problemas laborais como a falta de pessoal entre outros, a bloquear a negociação colectiva de direitos, que seriam absolutamente fundamentais para a prestação de um melhor serviço e para a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhares de trabalhadores”.
Até ao momento não foram revelados quaisquer impactos da greve e se a mesma contou com a adesão dos referidos trabalhadores.
-
Arronches: Academia Sénior canta Janeiras pelas instituições do concelho
Desde a criação da Academia Sénior de Arronches, uma das actividades de cada ano lectivo q… -
Gavião: Município assinalou época festiva com agradecimento aos seus trabalhadores
A Câmara Municipal de Gavião assinalou a quadra festiva com um gesto de reconhecimento dir…
Carregar mais artigos relacionados
-
Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá… -
“O Elvas” volta a perder e complica (ainda mais) as contas no campeonato
“O Elvas” deslocou-se domingo, dia 15 de Fevereiro, ao Estádio do Algarve para defrontar o… -
“Klara e o Sol” é um romance e envolve uma menina e a Inteligência Artificial. É também a proposta de Tânia Moras Rico para esta semana
"Klara e o Sol", de Kazuo Ishiguro é a história de uma amizade. De uma Amiga Artificial, a…
Carregar mais artigos por Redacção
-
“Klara e o Sol” é um romance e envolve uma menina e a Inteligência Artificial. É também a proposta de Tânia Moras Rico para esta semana
"Klara e o Sol", de Kazuo Ishiguro é a história de uma amizade. De uma Amiga Artificial, a… -
Câmara de Vila Viçosa leva munícipes à BTL
A Câmara Municipal de Vila Viçosa abriu inscrições para uma visita à Bolsa de Turismo de… -
Elvas: Parque da Piedade recebe Torneio da Malha
74 praticantes, divididos por 37 equipas, estão a disputar a prova. …
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá…