Os trabalhadores das empresas e estabelecimentos no sector das cantinas estão hoje em greve, num proteste convocado pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).
Em cima da mesa está a luta por aumentos salariais dignos, pela defesa dos direitos e pela negociação do contrato colectivo de trabalho.
Segundo a União Sindicatos do Norte Alentejano, no distrito de Portalegre, “são várias as cantinas e refeitórios concessionadas, em serviços públicos na sua maioria, a empresas como a Uniself, caso das cantinas dos hospitais de Portalegre e Elvas e, ainda, o caso das cantinas das escolas em Portalegre (Mouzinho da Silveira, José Régio e Cristóvão Falcão) e em Elvas (D. Sancho II).
Estas empresas, de acordo com a USNA, “têm em comum serem associadas da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o bloqueio à negociação colectiva, mantendo por essa via, os seus trabalhadores com o salário mínimo ou muito próximo disso, sem reconhecimento ou valorização das suas categorias e sem perspetivas de progressão, muitos com vínculos precários, vivendo na expectativa de serem integrados”.
Também os trabalhadores das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social estão hoje em greve pelo mesmos motivos. O sector social, segundo os sindicatos, “assume particular relevância na nossa região, sendo um dos principais empregadores. Este sector, onde o Estado delega as funções sociais do cuidados das camadas mais frágeis da sociedade, continua, decorrido todo o recente contexto de pandemia que tornou ainda mais visíveis os seus problemas laborais como a falta de pessoal entre outros, a bloquear a negociação colectiva de direitos, que seriam absolutamente fundamentais para a prestação de um melhor serviço e para a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhares de trabalhadores”.
Até ao momento não foram revelados quaisquer impactos da greve e se a mesma contou com a adesão dos referidos trabalhadores.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha

O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …