Os trabalhadores das empresas e estabelecimentos no sector das cantinas estão hoje em greve, num proteste convocado pela Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).
Em cima da mesa está a luta por aumentos salariais dignos, pela defesa dos direitos e pela negociação do contrato colectivo de trabalho.
Segundo a União Sindicatos do Norte Alentejano, no distrito de Portalegre, “são várias as cantinas e refeitórios concessionadas, em serviços públicos na sua maioria, a empresas como a Uniself, caso das cantinas dos hospitais de Portalegre e Elvas e, ainda, o caso das cantinas das escolas em Portalegre (Mouzinho da Silveira, José Régio e Cristóvão Falcão) e em Elvas (D. Sancho II).
Estas empresas, de acordo com a USNA, “têm em comum serem associadas da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o bloqueio à negociação colectiva, mantendo por essa via, os seus trabalhadores com o salário mínimo ou muito próximo disso, sem reconhecimento ou valorização das suas categorias e sem perspetivas de progressão, muitos com vínculos precários, vivendo na expectativa de serem integrados”.
Também os trabalhadores das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social estão hoje em greve pelo mesmos motivos. O sector social, segundo os sindicatos, “assume particular relevância na nossa região, sendo um dos principais empregadores. Este sector, onde o Estado delega as funções sociais do cuidados das camadas mais frágeis da sociedade, continua, decorrido todo o recente contexto de pandemia que tornou ainda mais visíveis os seus problemas laborais como a falta de pessoal entre outros, a bloquear a negociação colectiva de direitos, que seriam absolutamente fundamentais para a prestação de um melhor serviço e para a melhoria das condições de vida e de trabalho de milhares de trabalhadores”.
Até ao momento não foram revelados quaisquer impactos da greve e se a mesma contou com a adesão dos referidos trabalhadores.
-
Arronches: Academia Sénior canta Janeiras pelas instituições do concelho
Desde a criação da Academia Sénior de Arronches, uma das actividades de cada ano lectivo q… -
Gavião: Município assinalou época festiva com agradecimento aos seus trabalhadores
A Câmara Municipal de Gavião assinalou a quadra festiva com um gesto de reconhecimento dir…
Carregar mais artigos relacionados
-
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma… -
Detidos, multados e em fiscalização: semana agitada no distrito de Portalegre
Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o Comando Distrital de Portalegre da PSP intensificou a…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Câmara de Portalegre desativa Plano Municipal de Emergência e de Proteção Civil
A Câmara de Portalegre informou hoje que já foi desativado o Plano Municipal de Emergência… -
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe… -
Vila Viçosa: Formação sobre “Riscos Bióticos” na Floresta vai capacitar profissionais do setor florestal
O Município de Vila Viçosa promove, entre 3 de Março e 3 de junho de 2026, a ação de forma…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Ponte de Sor: Centro Cultural de Montargil celebra 8º aniversário com dia repleto de atividades
O Centro Cultural de Montargil, concelho de Ponte de Sor, celebrou no sábado, dia 14 de Fe…