Na reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) foi, entre outros pontos, abordada a restruturação técnica dos recursos humanos da comunidade intermunicipal, decorrente da gestão do projeto de construção da barragem do Pisão e das novas competências administrativas, bem como, o Plano de Ação e o Orçamento para o ano de 2022.
Esta aconteceu esta quinta-feira, 9 de dezembro, de forma ordinária, na Sala Polivalente da Incubadora de Empresas de Nisa, e contou a com a presença dos autarcas dos municípios associados da CIMAA.
Sobre a barragem do Pisão, foram feitas deliberações para a ratificação e abertura de vários procedimentos de contratação pública para a obtenção de serviços diversificados que vão desde os registos topográficos e aerofotográficos da região, à elaboração de um projeto de compensação pelo abate de quercíneas resultante da construção, passando ainda pela necessidade de assessoria técnica para o acompanhamento, validação e implementação dos estudos e projetos de execução do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato.
Relativamente ao Plano de Ação para 2022, depois das devidas deliberações e apreciações, foi aprovado um plano de ação compreensivo no qual está refletida a importância do Pacto para a Coesão e Desenvolvimento Territorial da CIMAA, que contará com o empenho da Estrutura de Apoio Técnico (EAT) e de todos os serviços da CIMAA para a sua conclusão e total aproveitamento das verbas previstas para o próximo ano.
O ano de 2022 será de enorme importância para a Comunidade Intermunicipal, considerando que estão em fase final vários projetos intermunicipais financiados por este pacto e, por outro lado, serão avançadas e concretizadas ações estruturantes para o território, ligadas a projetos como a barragem do Pisão, a Empresa Intermunicipal de Águas, a concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros ou todas as ações de combate à pandemia covid-19, entre outros.
No seguimento da aprovação do Plano de Ação para 2022, foi ainda apreciado e aprovado o Orçamento e Plano Orçamental Plurianual 2022-2026 da CIMAA, que apresenta o valor global de 10.112.433, 00 euros para 2022 e um total de 122.160.454,00 euros na soma dos anos de 2022 a 2026.
A CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que tem como missão a promoção e a defesa dos interesses comuns dos quinze municípios associados, impulsionando o seu desenvolvimento integrado e sustentado, valorizando parcerias, criando sinergias e maximizando complementaridades. Entre eles estão os concelhos de Alter Do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo De Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Santa Eulália: Cavaleiro Rui Lanternas vence Raide Hípico

O cavaleiro elvense Rui Lanternas conquistou sábado, 28 de Janeiro, a XXIV edição do Raide…